zoox- plataformaRafael Albuquerque, CEO da Zoox e André Noer, head de Hospitality

Em tempos de pandemia, empresas parceiras do setor hoteleiro vêm anunciando novas ferramentas que se adequem ao novo cenário do mercado. Uma das líderes no segmento de tecnologia, a Zoox Smart Data lança uma nova plataforma de autoatendimento para hotéis, o Zoox Experience. A novidade integra serviços como reconhecimento facial, cadastro único para check-in e check-out por meio de selfie e BigData para o hóspede gerar sua própria chave do apartamento.

“Por termos nascido neste mercado, entendemos que ele irá mudar completamente e oferecerá, cada vez mais, tecnologias de low touch para seus hóspedes. No Zoox Experience, basta o hóspede estar cadastrado na Zoox para ser reconhecido em qualquer local que tiver a tecnologia, e ele poderá fazer o processo de Check In em segundos. Semelhante às tags que existem em carros para entrar em shoppings e passar por pedágios, só que ele usará a face para ser reconhecido.”, destaca Rafael de Albuquerque, fundador e CEO da Zoox.

A plataforma traz ainda o Zoox Pass, ferramenta que faz o uso de reconhecimento facial. Desta forma, o hóspede poderá realizar o check-in, gerar a chave de acesso ao apartamento, solicitar serviços de quarto e fazer o check-out por meio de selfies. “O cliente pode utilizar dois caminhos para fazer uso da plataforma – celular, via mensagem de SMS ou e-mail, ou totem. Orientamos que ele realize previamente o máximo de operações possíveis para que não tenha que ficar preenchendo dados no totem, ou no próprio celular, quando chegar no hotel. A solução pretende reduzir ao máximo aglomerações e o tempo de espera nas recepções. Assim, estaremos auxiliando o hoteleiro a se adaptar aos novos protocolos pós Covid-19”, explica André Noer, Head of Hospitality da Zoox.

Para efetuar o check-in (tirar selfie, conferir os dados, escolher o quarto e fazer a chave), são gastos em média 60 segundos. Já o check-out (tirar a selfie, conferir os dados da fatura, adicionar itens extras, escolher o cartão de crédito cadastrado ou escolher um novo, colocar o PIN e selfie de autenticação e finalizar) dura em torno de um minuto e 25 segundos. 

Zoox: customização do serviço

Os hotéis que adquirirem o Zoox Experience receberão a plataforma com todas as opções de serviços, com a possibilidade de serem customizados de acordo com a necessidade de cada hotel. A empresa ainda permite o acesso ao Data Lake Zoox, ferramenta integrada ao Experience que fornece dados dos hóspedes por meio do cadastro feito pelos mesmos.

“A Zoox é uma empresa de tecnologia que entrega soluções integradas de Analytics e Big Data que possibilita o nosso cliente conhecer o seu próprio consumidor, entender seus desejos e hábitos. A partir daí, é possível melhorar a experiência que oferece a ele, colocando-o no centro do negócio. Atuamos em compliance com as principais legislações de privacidade de dados. As informações coletadas são dados cadastrais e públicos que os consumidores fornecem, mediante autorização na própria plataforma que acessam”, destaca Albuquerque.

Para familiarizar os colaboradores com os serviços da plataforma, a Zoox ainda oferece a metodologia Zoox Academy Hospitality – um treinamento em inovação e gestão hoteleira. As aulas são online com carga horária de 40 horas com orientações de como utilizar as tecnologias da empresa, além de testes de idiomas. Ao final do curso, os funcionários recebem um Certificado de Operação.

(*) Crédito da capa: Getty Images/iStockphoto

(**) Crédito da foto: Divulgação/Zoox​