Vila Gale José Antonio Bastos (Vila Galé), Fausto Franco (Secretário de Turismo da Bahia) e Jorge Rebelo de Almeida (presidente e fundador do grupo Vila Galé)

Um dos símbolos do Centro Histórico de Salvador, a Igreja da Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, um dos marcos do Terreiro de Jesus, ganhou três sinos antigos doados pela Vila Galé. O grupo hoteleiro português patrocinou o projeto de reativação dos sinos com o apoio da Setur-BA (Secretaria de Turismo da Bahia), com o intuito de resgatar a história do estado.

“Depois de quase meio século os sinos da Igreja de São Domingos tocarão juntos com os sinos da Catedral Basílica de Salvador e da Igreja do Rosário dos Pretos. Estamos orgulhosos por contribuir de maneira efetiva para a história local que visa a valorização do patrimônio brasileiro. O futuro do turismo depende de ações desse tipo, que aprecia revitalizar espaços – principalmente em Salvador que tem um leque de atrações turísticas”, aponta o presidente e fundador do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida.

Além do secretário do Turismo, Fausto Franco, o projeto da catedral foi acompanhado pelo historiador Rafael Dantas e do engenheiro Arthur Barros. Os sinos são antigos (1792 e 1877) e para acioná-los foi instalado um sistema eletromagnético, que fará os instrumentos balançarem como a forma tradicional e que poderá ser programado para ser tocado nos horários litúrgicos. O dispositivo também preserva o equipamento, concede mais segurança e ainda oferece a possibilidade de escolher outras formas de toques.

Vila Galé: apoio à cultura

O Vila Galé já possui uma trajetória com investimentos em recuperações históricas, tanto que em Portugal, em parceria com dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças do país, participa do Revive – programa que revitaliza prédios históricos para fins turísticos. Nesse âmbito, o grupo em 2019 inaugurou o Vila Galé Collection Elvas – Historic Hotel, Conference & Spa e atualmente desenvolve o Vila Galé Collection Alter Real, na Coudelaria de Alter do Chão, cuja abertura está prevista para o primeiro semestre 2020.

No Brasil, o grupo possui o Vila Galé Rio de Janeiro, que é resultado da recuperação de um antigo palacete do século XIX, tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural, que no passado abrigou o hotel Magnífico, um convento e o conhecido Colégio Mabe. E, ainda, tem interesse em revitalizar e transformar do Palácio do Rio Branco, antiga sede do governo da Bahia, em um empreendimento hoteleiro cinco estrelas.

(*) Crédito da foto: Filip Calixto/Vila Galé