Uruguai recebe 2,5 milhões de visitantes em 2019Liberoff: chegada de brasileiros ajudou a compensar queda de argentinos

O Uruguai recebeu 2,5 milhões de turistas internacionais de janeiro a setembro, apontam dados do Ministério do Turismo local. Com isso, de acordo com a pasta, US$ 1,4 bilhão foi injetado na economia do país em função dos gastos dos visitantes estrangeiros. Já a presença brasileira em solo uruguaio é estimada em 500 mil pessoas, informa Benjamin Liberoff, vice-ministro de Turismo do Uruguai.

Segundo Liberoff, a presença brasileira ajuda a compensar a queda de visitantes da Argentina, principal mercado emissor do país e que vive grave crise econômica. "Superamos 2 milhões de visitantes e alcançamos US$ 1,4 bilhão em receita, o que, em condições tão complexas com nosso principal mercado, a Argentina, é um bom sinal", afirmou. Em balanço anterior, o país havia divulgado o aumento de 6% da presença de brasileiros.
 
Uruguai: fluxo de brasileiros

A chegada dos visitantes brasileiros não se concentra mais entre o final de dezembro e o início de janeiro. O Ministério do Turismo do Uruguai percebeu que esse fluxo está mais distribuído. "Agora, toda vez que tem fim de semana prolongado no país, percebemos o crescimento durante o ano todo e isso nos ajuda a pensar que, em dezembro, excederemos meio milhão de pessoas ", completou o vice-ministro.

A essa previsão estão inclusos os 110 mil brasileiros que chegarão em média a bordo de navios de cruzeiros e os 250 mil turistas, que cruzam as fronteiras terrestres por razões de compras em lojas duty-free. No total de visitantes brasileiros, o Rio Grande do Sul contribui com 50% dos visitantes, São Paulo com 30% e 20% restantes são provenientes do Rio de Janeiro e Nordeste.

Outro aspecto que baseia as expectativas da autoridade é o verão. A conectividade aérea com esse país se beneficiará de voos diretos das cidades de Campinas e Porto Alegre para Punta del Este. Algumas empresas que voam regularmente São Paulo-Montevidéu, expandirão suas frequências para o principal balneário uruguaio.

Para a temporada de 2019-2020 de cruzeiros, são esperadas 202 ligações entre Montevidéu e Punta del Este, contra as 180 do ano anterior, bem como a consolidação de passageiros e tripulantes do porto da capital como terminal de embarque e desembarque das empresas da Costa Cruzeiros e da MSC.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Ministério do Turismo do Uruguai