Hotel Unique: uma grande nave no grande oceano da cidade de São Paulo
(fotos: Peter Kutuchian)

Não há como não passar pela avenida Brigadeiro Luís Antônio, entre as ruas Henrique Martins e Groenlândia, na capital paulista, e não olhar para o edifício com o formato de uma grande nau. Não fosse pelas duas estruturas que parecem apoiar as extremidades da obra, a impressão de que ela estaria flutuando seria maior. 

Atualmente, o Hotel Unique é considerado o melhor meio de hospedagem da cidade de São Paulo, segundo o TripAdvisor – site internacional que faz ranking baseado nos comentários dos hóspedes e clientes. Mas, afinal o que o Unique tem de especial, além da sua arquitetura e design? Fomos conferir para te dar a resposta, mas podemos resumir: o Unique é um hotel onde o glamour e a essência do bem-estar se fazem presentes, aliados a constante sensação de que tudo que se faz é uma experiência, desde abrir uma torneira ou saborear a alta gastronomia no restaurante Skye, localizado na cobertura. Piscinas, academia, bar e demais amenidades… Todas elas geram uma experiência que salta aos olhos, há design em tudo.

E falando em design, o meio de hospedagem paulistano foi o primeiro a ser associado da rede Design Hotels no Brasil.

Por Peter Kutuchian*

Inaugurado em 2002, o Hotel Unique foi projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, e seu contexto não ficou parado no tempo. A impressão de que o empreendimento foi aberto há pouco tempo aumenta quando entramos no pela grande porta, com seis metros de altura, e vemos apenas num olhar o amplo lobby. Ocupando a maioria do pavimento térreo, toda sua face voltada para a avenida, é banhada pela luz natural, do teto ao chão. No canto perto da entrada há um reduto, onde uma estátua de São Jorge, iluminada por luzes vermelhas nos causa uma confusão, é um santo ou um orixá? A dupla interpretação é bem vinda pois, seja quem for, a sensação de divindade e proteção norteia-nos à epopéia das esferas universais, presentes em nossas vidas, mesmo que a nuvem da indiferança sensorial nos mantenha em uma cegueira momentânea.

Voltando para âmbito material, a primeira referência que estamos num hotel se faz presente com a grande mesa da Recepção, onde quatro atendentes nos dão boas-vindas e convidam para tomar assento para o registro de hospedagem.

Check-in efetuado e antes de subir, damos uma volta para ver o mobiliário e duas estruturas que integram o Lobby, a Biblioteca e o bar The Wall. Num espaço semi circular, o local para leitura ou navegação no smart phone contempla uma grande estante repleta de livros, até aí nada de mais, mas as cadeiras dispostas simetricamente de tons vermelhos contrastam com o fundo preto das prateleiras, além de um grande puff de cor azul neon, item que pode ser compartilhado por até quatro pessoas.

Ao lado, fica o bar cuja atração é a grande parede de garrafas também colocadas com simetria e que dá o nome do ponto de venda gastronômico no hotel. Mesas convidam para sentar e desfrutar de um drinque, que pode ser apreciado também no balcão. Lá fora, o movimento das pessoas e dos meios de transporte não cessa, porém dentro do Unique a vida corre segundo o desejo dos nossos sentimentos, sendo orientado pelo pulsar do coração, que bate calmo, sorvendo da boa energia impregnada nas paredes, nos objetos e nos campos invisíveis.

Saindo do Lobby-Lounge por uma porta ao lado dos elevadores podemos acessar a academia de ginástica e a área de eventos. A primeira conta com duas piscinas semi cobertas e climatizadas, academia de ginástica, além de saunas seca e à vapor. Destaque para a cor das pastilhas que compõe as piscinas, criando um constraste e nos fazendo acreditar que estamos em um filme de Stanley Kubrick.

Como se fosse uma sala de comando, parte da academia – onde ficam as esteiras – foi construída sob uma estrutura de ferro com piso de vidro dois pisos acima das piscinas, oferecendo uma sensação de correr sobre o vazio para os hóspedes.

Dois pavimentos abaixo do lobby fica a área de eventos, que conta com dois mil metros quadrados de espaço, que pode ser utiilzado de várias formas, totalmente aberto ou subdividido em outros formatos, possibilitando assim a realização de eventos sociais e corporativos.


Confira na galeria acima a infraestrutura de serviços do Hotel Unique

O Unique conta com 95 habitações distruibuídas em quatro categorias, além das suítes, que também contemplam quatro tipos. Partindo da categoria mais simples, a Standard, e indo até o topo da lista – suíte Oasis, a impressão de que o Unique é um empreendimento novo continua.

Subimos para a habitação de categoria Premium, reservada para esta reportagem. O quarto não era grande, nem pequeno, apenas ideal para uma hospedagem single ou double. Começamos com abertura da porta que funciona com um cartão de aproximação, só que não é na maçaneta e sim em um display instalado na parede. É só chegar perto com o cartão, que a chave muda do vermelho para o verde, e a porta destranca, bastando apenas empurrá-la.

Lá dentro, a primeira visão é uma parede de vidro fosco em frente a porta. De um lado a estação de trabalho, do outro, o armário. Atrás do vidro, a cama de casal e no canto o amplo banheiro. A divisão faz parte dos preceitos da hotelaria, onde a regra é clara: ao abrir a porta, a cama não pode ser vista, resguardando a privacidade de quem está nela.

A grande janela redonda, que lembra uma escotilha dá um toque especial pois a iluminação natural invade o quarto, criando um ambiente gostoso. Aperta-se um botão e a cortina transparente porém opaca desce, dando outra privacidade ao ambiente. O acionamento de outro botão faz o black out de madeira correr e impedir que as luzes atrapalhem aqueles que curtem a escuridão total, o que não acontece pois as pequenas luzes tecnológicas, como da TV por exemplo, podem ser vistas o tempo todo. Mas aí é só fechar as pálpebras para que o fade-out natural se promova.

Dentro do armário, além do guarda-chuva, sacola, rol, de lavanderia e cabides, roupão e chinelos Havaianas, há o cofre e frigobar, repleto de itens importados, algo que é apreciado pelos hóspedes brasileiros. 

Finalmente, vamos para o banheiro. Uma janela pivotante pode ser aberta, integrando os dois ambientes e deixando a sensação de amplitude agir. Uma banheira de hidromassagem, amenities da marca Bulgari e Realgem´s, box com chuveiro de teto e porta-toalhas aquecido integram a lista dos itens que compõe este espaço.


Veja mais fotos das habitações na galeria

O Hotel Unique conta também com outro grande atrativo: o Bar e Restaurante Skye. Desde que abriu, com a tutela do chef Emmanuel Bassoleil, o espaço virou um case entre a hotelaria brasileira. É um dos poucos a ter uma clientela fiel e ser o desejo de hóspedes de outros hotéis que fazem questão em vir e degustar pratos da alta gastronomia oferecidos no local.

Entre as noites das quintas-feiras e dos sábados o local recebe em média 800 pessoas em cada dia. Pessoas vão para jantar com amigos e familiares, e casais de namorados podem ser vistos nas mesas do restaurante a luz de velas fazendo juras verbais de amor.

Nossa reportagem pode provar a gastronomia do Skye degustando um tenro Polvo com batatas rústicas, um delicioso Robalo ao molho de champagne e caviar e de uma seleção de sobremesas memoráveis.

Além da gastronomia de ponta, o Skye tem uma vista para o skyline da avenida Paulista que desponta atrás de uma área verde e residencial. Durante o dia, o verde impera e a noite o mar de árvores culmina nas estruturas criadas pelo homem, e do deque da piscina avermelhada vêem-se as luzes dos edifícios que susbtituem em parte as estrelas que a poluição paulistana não permite ver. 

Além disso, o Bar, que está ao lado da piscina, movimenta mesas e umbrelones, que durante o dia são ocupados pelos hóspedes, e que na noite servem de abrigo para o sorvir de drinques ao som da batida das músicas expostas pelo DJ.

Sem dúvida, o Skye é o sonho de todo o hoteleiro, pois aliar a hospedagem com o sucesso da gastronomia completa o empreendimento, fechando o ciclo. É por isso que o Unique é o hotel número 1 de São Paulo. Une a hospedagem em ambientes únicos com o design, gastronomia e diversão. Um juz ao seu nome.

Serviço
unique.com.br

* A reportagem do Hôtelier News hospedou-se no Hotel Unique a convite do próprio empreendimento.