toriba musicalMúsico se apresenta nas noites de sábado e domingo no hotel

O Hotel Toriba, localizado em Campos do Jordão (SP), realiza mais um fim de semana do programa Toriba Musical. Para essa edição, o convidado é o pianista e arranjador Marco Bernardo, que apresenta seu novo álbum “O Pianista Chorão”. O músico fará duas apresentações, no sábado (10), às 19h, na Sala da Lareira; e no domingo (11), às 11h, no Auditório Claudio Santoro.

“O disco é resultado de décadas de devoção e dedicação ao universo musical do choro", diz o músico. Nele, Bernardo reúne uma seleção de clássicos da música popular brasileira que traçam a história da evolução do choro, um dos gêneros mais importantes da música instrumental brasileira.

O programa das duas apresentações inclui, entre outras, "Flor amorosa", polca composta em 1880 por Joaquim Antônio da Silva Callado; "Expansiva", valsa de 1903 de Ernesto Nazareth"; "Gaúcho (Corta-Jaca)", tango de 1914 de Chiquinha Gonzaga; e "Rosa", valsa de 1917 de Pixinguinha. 

O Hotel Toriba promove apresentações de música clássica todos os sábados, a partir das 19h. A última apresentação aconteceu no dia 3, com performance da mezzo soprano Andreia Souza

Toriba Musical: Marco Bernardo

Bernardo é diplomado em Música pela Escola de Comunicações e Artes da USP (Universidade de São Paulo). Ao lado de intensa atividade como diretor de corais, arranjador, maestro preparador e pianista acompanhador, sempre dedicou especial atenção ao choro, linguagem musical de sua predileção. Como solista de piano, lançou os CDs "Homenagem a Canhotinho", em 2000, "Encores", em 2002, e "Radamés Gnattali – Integral dos Choros para piano solo", em 2011.

Agora, está lançando novo álbum solo, "O Pianeiro Chorão". O trabalho, editado pelo selo Kuarup, é resultado de décadas de estudos de piano e desenvolvimento de leitura própria dos clássicos do choro.

(*) Crédito da foto: Otávio Dias/Hotel Toriba