Porto de Galinhas 

(foto: arquivo HN/Priscilla Haikal) 
 

Com o intuito de desenvolver medidas que incrementem a procura pelo destino de Porto de Galinhas, situado no município de Ipojuca, em Pernambuco, o CVB local divulgou o plano estratégico que irá nortear as ações da entidade até 2020. Com atenção dividida entre o turismo de lazer e o de negócios, a entidade estabeleceu cinco pilares para ampliar o trabalho promocional da região: Comunicação; Captação de Negócios de Lazer e Eventos; Capacitação; Controle e Cooperação.

Dentro da área de comunicação, a entidade prevê a elaboração de um Plano Estratégico de Marketing Turístico, que direcionará o posicionamento do destino entre 2016 e 2020. Na sequência, será criada uma campanha integrada que visa a realçar a imagem da região, assim como um website com tour virtual, mídias sociais e um aplicativo sobre Porto de Galinhas. Além disso, o CVB desenvolverá estratégias para impulsionar ferramentas de e-commerce para venda de pacotes e roteiros.

Sob a aba da captação de negócios, a proposta é elaborar um calendário de treinamentos nos principais destinos emissores e o incremento dos eventos realizados na vila de Porto de Galinhas, com foco nos agentes de viagens. A captação de eventos será considerada um dos principais pontos de atuação da entidade, com meta inicial de participar de dez feiras de negócios e ter, no mínimo, cinco eventos captados ou apoiados por ano.

O pilar da capacitação envolve o treinamento de equipes dos hotéis, resorts e pousadas associadas – de recepcionistas a gestores financeiros e de marketing –, ação que já está sendo realizada. Outro projeto é a realização do Encontro de Turismo de Porto de Galinhas.

Já o aspecto do controle gira em torno da elaboração de um banco de estatísticas contemplando o perfil dos visitantes, calendário e segmentação de eventos. Também será criado um padrão de qualidade para as empresas que se unirem à entidade, as quais receberão uma placa e certificado com a inscrição Associado Porto de Galinhas CVB.

Dentro do último aspecto, da cooperação, a entidade quer intensificar parcerias público-privadas com entidades vinculadas ao turismo, sendo o Sebrae-PE um dos principais parceiros.

Serviço
www.portodegalinhas.org.br