Sustentabilidade - wyndham golden fozO restaurante do hotel utiliza produtos cultivados na casa 

A sustentabilidade tornou-se crivo e regra para as reformas e remodelações feitas no Wyndham Golden Foz Suítes. O empreendimento localizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, tem usado a preocupação com o meio ambiente para balizar suas práticas e, nos últimos 12 meses, investiu cerca de R$ 300 mil em obras apoiadas nesse parâmetro.  

Flávio Romero Cardoso, gerente regional de Operações da Nobile Hotéis, companhia que gerencia a propriedade, explica que a preocupação com questões sustentáveis é uma das maneiras de oferecer o melhor serviço possível.

O executivo explica que, dentro das obras mais recentes nesse sentido, as mudanças relacionadas ao fornecimento de energia foram as mais constantes. "O hotel implementou um completo telhado solar, com placas e novo sistema de aquecimento de água. Também realizou a troca das lâmpadas convencionais por LED, e sensores inteligentes de presenças em áreas operacionais", enumera. Apenas essas mudanças recentes, geraram economia de 35% no consumo de energia na unidade.

Os investimentos em economia de energia, entretanto, não são o foco único dessas iniciativas. Há também esforços para o combate ao desperdício de água e para a inclusão de alimentos produzidos no próprio hotel dentro do cardápio oferecido aos hóspedes.

Num dos espaços anexos ao meio de hospedagem, há uma horta com produtos que saem direto de lá para a mesa do restaurante. O espaço de cultivo, que tem 280 m², está funcionando há quatro meses é mantido pelos funcionários do Wyndham. 

Ainda na parte de Alimentos e Bebidas, recentemente, o hotel trocou o gasto das comandas de papel pela automação nos pedidos. Com comandas eletrônicas, modernizou e integrou os processos. 

Sobre a importância desse tipo de iniciativa, Jorge Bartz, gerente geral da unidade, acrescenta que isso pode ser sim um fator determinante para a ecolha da hospedagem.

Projeto de sustentabilidade

Essas ações colocadas em prática no hotel paranaense são derivadas de uma diretriz mais ampla. De uma orientação vinda da liderança da rede gestora, com o Programa Nobile Eco Sustentável, lançado este ano.

O programa envolve as diretorias regionais de operações, controladoria, patrimônio, RH, chefias e colaboradores gerais das unidades. A ideia é que crie-se um comitê representativo, seguindo planos de intervenções práticas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Nobile Hotéis