strBrasil é destaque no continente

A tendência de recuperação da hotelaria brasileira parece se confirmar a cada nova pesquisa. Em relatório divulgado pela STR, o Brasil aparece com desempenho de destaque entre os países das Américas Central e do Sul em abril. De acordo com os números da consultoria, o mercado tupiniquim teve crescimento superior à média continental, no que diz respeito a ocupação. Na comparação entre o quarto mês deste ano e do ano passado a média brasileira cresceu 8,4% e a da região subiu 7,4%.

Num apanhado mais detalhado do cenário brasileiro, a STR mostra que a média de ocupação dos meios de hospedagem do país foi de 55,7%. A diária média subiu 1% e o RevPar teve aumento de 9,6%.

Os pesquisadores comentam ainda que a recuperação do mercado brasileiro se consolida pelos números positivos em oito meses consecutivos na ocupação. Já nas diáas médias a sequência de incremento chega a sete meses sequenciais. 

No recorte de destinos, São Paulo ganha destaque com aumento de 11,9% no RevPar e crescimento de 4% no índice de apartamentos ocupados. No Rio de Janeiro, por outro lado, a diária média teve retração de – 6,8%. 

Vale lembrar que um recente estudo do Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) flagrou crescimento nos números da hotelaria nacional.

STR: Desempenho além do Brasil

No apanhado geral das Américas Central e do Sul, a STR apontou subida de 23% no RevPar. O aumento nas diárias médias foi mais modesto com 15,1% e a ocupação aumentou 7,4%, ficando com média de 58,5%.

Os estudiosos da consultoria destacaram ainda Costa Rica e Peru. Nos dois casos houve crescimento em todos os índices analisados. O maior incremento foi no RevPAr: 10% nos hotéis da Costa Rica e 11,8% na unidades do Peru.

(*) Crédito da foto: Geralt/Pixabay