Inteligência ArtificialHoteleiros reconhecem a importância da Inteligência Artificial 

A SiteMinder e a IDeaS Revenue Solutions revelaram, durante seminário em Londres, que a IA (Inteligência Artificial) pode ser a chave que vai oferecer experiências distintas e personalizadas aos hóspedes. Durante o evento, hoteleiros reconheceram que os robôs, por mais que não possam dar um tratamento pessoal aos viajantes, podem analisar informações do big data para conhecer ainda mais seus clientes. 

Monica Or, consultora do Star Quality Hospitality Consultancy e colaboradora do projeto, afirma que um dos motivos desta crença é o reconhecimento de que as preferências dos clientes dos hotéis se tornaram mais sofisticadas nos últimos 25 anos. Isso, segundo a profissional, é fruto da crescente acessibilidade da tecnologia digital. "Os hoteleiros precisam ficar a par dos avanços tecnológicos, para que os clientes adeptos das tecnologias encontrem aquilo que têm em suas casas", afirma Monica.

Funções da Inteligência Artificial

Os hoteleiros sugeriram que a IA pode melhorar a experiência do hóspede, por meio das suas mais variadas funções disponíveis, como reconhecimento de voz e atendimento 24 horas por dia. Segundo os participantes do estudo, por mais que a hotelaria tenha que se modernizar com intenso investimento de tecnologia, não poderá deixar de lado o toque humano, tornando a estada mais aprazível e autêntica. 

Um grande desafio é o fato de muitos dos hoteleiros continuarem a subvalorizar a integração de seus sistemas para adquirir conhecimento dos seus clientes. "Os hotéis têm um vasto conjunto de informações sobre os clientes à sua disposição. Têm a oportunidade de compreender e analisar todos os pontos da experiência do cliente – e tomar decisões mais inovadoras e mais informativas – mas precisam que a informação passe facilmente por seus sistemas para que isso funcione", afirma Rubi Pérez, diretora de SiteMinder para a América Latina

(*) Créditos da Foto; Pixabay/rawpixel