SindHotéis Rio - feriadão prolongadoMercado doméstico é o principal emissor nas datas

Os feriados prolongados vêm sendo positivos para o mercado carioca. Depois de atingir 75% de ocupação no 7 de setembro, os feriados de Proclamação da República e Consciência Negra, que serão emendados por muitas famílias, devem ter desempenho ainda melhor. Segundo dados do SindHotéis Rio (Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro), o indicador deve bater em 85%.

Embora, no ano passado, o feriado prolongado não tenha caído nos mesmos dias da semana, impossibilitando uma “emenda” tão grande, o resultado é muito superior. Segundo o SindHotéis Rio, a ocupação em 2017 foi quase a metade da que se prevê para a capital fluminense este ano: 48%.

“Consideramos um excelente resultado, especialmente em um mês com três feriados”, avalia Alfredo Lopes, presidente do SindHotéis Rio. “Novembro tradicionalmente traz um aquecimento na demanda, funcionando como um abre para a alta temporada do turismo carioca, este ano com forte presença do mercado nacional”, completa o executivo, que preside também a ABIH-RJ (Associação da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro).

SindHotéis Rio: mais dados

De fato, a pesquisa reitera as palavras de Lopes. Segundo o levantamento, 80% da hospedagem que serão gerados na capital fluminense no feriado prolongado é doméstica. Entre os principais mercados emissores estão São Paulo e Minas Gerais, seguido pelo Espírito Santo. Entre os turistas internacionais, destaque para americanos e argentinos. 

Alguns bairros tiveram grande incremento na procura este ano. É o caso de Leme/Copacabana, com 87% dos quartos ocupados, seguido por Ipanema/Leblon (86%).  Flamengo/Botafogo e Barra/São Conrado, ambos com 83% de ocupação, geram boa expectativa, assim como a região do Centro (80%).

(*) Crédito da foto: eacuna/Pixabay