Sesc SP - seminário gastronomia

Nos dias 3 e 4 de outubro, o Sesc SP promove seminário internacional para tratar de práticas alimentares. Com o tema "Conexão Comida: saberes e práticas na alimentação", o encontro abriu ontem (4) as inscrições. Serão realizadas conferências e mesas de debates sobre assuntos relacionados à saúde e cultura, envolvendo alimentação saudável e aspectos culturais no ato de comer.

Em paralelo, uma feira de alimentos orgânicos ocorre de 12h30 às 19h30, no terceiro andar da unidade Sesc 24 de Maio, onde ocorre o seminário. O evento integra a programação da 2ª edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, que ocorre de 3 a 28 de outubro em 39 unidades do Sesc SP.

Com intensa programação de eventos para o público, o Sesc 24 de Maio sediou, em março, um evento para tratar do turismo social. Na ocasião, o encontro discutiu as relações entre direitos humanos e a prática turística.

Sesc SP: programação

No primeiro dia, entre os palestrantes, estão Jean-Pierre Poulain, professor de Sociologia e Antropologia na Universidade de Toulouse (França). O docente falará da relação entre seu campo de estudo e a alimentação, destacando a modernização, por exemplo, no processo de mudança no espaço social da comida.  

Para encerrar o evento, no dia 4, a organização aborda o tema "Promoção de Sistemas Alimentares Saudáveis no Brasil e na América Latina". O foco é a discussão de ambientes alimentares, conquistas e dificuldades na promoção de práticas sustentáveis, ambientais econômicas e sociais na área.

A mesa será composta por Elisabetta Recine, nutricionista e presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; Juan Carlos Morales González, médico e diretor executivo da FIAN Colômbia (FIAN International). A mediação será de Juliana Dias, jornalista e coordenadora do curso de Jornalismo Gastronômico das Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso), do Rio de Janeiro.

(*) Crédito da foto: Free-Photos/Pixabay