Sesc São PauloCurso terá imersão em uma comunidade quilombola

O Sesc São Paulo promove, a partir deste mês, o curso “Experiências e Olhares sobre o Turismo de Base Comunitária”. Entre os objetivos da realização do módulo está o fomento à discussão sobre realidades, contradições e potencialidades do TBC (Turismo de Base Comunitária). Outra intenção é capacitar moradores para a prática, incluindo orientações sobre formas de captação de recursos para implementação de projetos dessa natureza.

As aulas, que integram o Programa de Turismo Social do Sesc São Paulo, serão divididas em duas fases. Totalmente teórica, a primeira conta com aulas e palestras com especialistas. Em seguida, os alunos vão para o Quilombo de Ivaporunduva, localizado no Vale do Ribeira (SP), para uma vivência prática.

Sesc São Paulo: programação

A parte teórica do curso será nos dias 23, 24 e 30 de novembro e 1º de dezembro. Haverá ainda três dias de imersão no Vale do Ribeira, que ocorre de 7 a 9 de dezembro. Roman Caamal, do território indígena no estado de Quintana Roo (México), é um dos palestrantes convidados presentes. Ele abordará sua experiência à frente da Sian Ka'an Tour, empresa de serviços ecoturísticos baseados na conservação e preservação dos ecossistemas da cultura maia.

A realização do curso integra as ações preparadas para celebrar os 70 anos do Programa de Turismo Social. Ainda como parte das celebrações, a instituição promoveu, no começo do ano, um seminário sobre o tema. Valores e mais informações podem ser obtidas no e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3254-5600.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Sesc São Paulo