Hotel Santa Teresa Rio Mgallery by Sofitel- festival gourmetNo total, 3.500 chefs servirão seus menus

Na noite de hoje (21), o restaurante Térezè, do hotel Santa Teresa Rio Mgallery by Sofitel, participará da 5ª edição do festival Goût de/Good France. A proposta é fazer com que mais de 3.500 chefs sirvam, na mesma noite ao redor do globo – um jantar à francesa. O objetivo é estimular a criação, o conhecimento e o uso de ingredientes locais inseridos na gastronomia mais refinada do mundo.

Serão 152 países participantes no festival. No Térezè, o chef Esteban Mateu preparou um menu especial para a noite. Os pratos prometem valorizar os produtos e produtores do bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro. O cardápio será composto por Terrine de Galinha D’Angola com geleia de beterraba, pimenta Baniwa, ovo de codorna e brioche; Cordeiro, uma paleta prensada e mole acompanhado de salada de favas e ervas; e queijos brasileiros. Para a sobremesa, Tartelete de amêndoas com doce de abóbora e café.

O desafio desta edição é a liberdade do chef criar seu próprio menu. São exigidos cinco pratos (canapés, entradas, pratos principais, queijos franceses e sobremesas).  Caso o restaurante não tenha condições de incluir queijos de boa qualidade, serão aceitas duas sobremesas. Todos os pratos devem ser acompanhados de vinhos franceses e champanhes. Nenhum ingrediente é obrigatório.

O tema do jantar deste ano gira em torno do desenvolvimento sustentável focando na gastronomia consciente. Os chefs devem estar engajados e valorizarem os produtos locais. 

Esteban Mateu é conhecido por utilizar em suas receitas PANCS (Plantas Alimentícias Não-Convencionais) cultivadas na horta do hotel. 

Santa Teresa Rio Mgallery by Sofitel: gastronomia Accor

Em paralelo, as bandeiras ibis, Mercure e Novotel da rede recebem outro festival. O Poke Poke leva aos restaurantes das unidades versões inéditas do prato havaiano até o próximo domingo (24). O cliente pode escolher as combinações de ingredientes e construir receitas variadas. Os chefs também dão um toque especial ao prato. 

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor