Fachada do San Raphael, um dos hotéis mais tradicionais da região central de São Paulo
(fotos: Peter Kutuchian)

O edifício que sustenta atualmente o Hotel San Raphael, situado no Largo do Arouche, na região central de São Paulo, foi construído em 1949 e alugado para que ali fosse implementado o Lord Hotel, que funcionou com essa nomenclatura até 1970, quando o Raphael Jafet Júnior, assumiu a operação, rebatizando o meio de hospedagem como San Raphael.

Nos anos 1970 alguns hotéis imperavam na região como o Hilton da avenida Ipiranga, o primeiro de uma rede internacional de porte a se instalar na cidade, Othon Palace, na praça Patriarca e o Ca'd'oro na Baixa Augusta. O San Raphael configurava na lista dos hotéis preferidos por alguns políticos e celebridades, tendo hospedado por exemplo o cantor Billy Paul, o pugilista Muhammad Ali, o primeiro campeão brasileiro de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi.

De volta ao presente, o San Raphael mantem a atmosfera do atendimento e da postura elegante de seus colaboradores, dos quais alguns trabalham há muitos anos no empreendimento, como é o caso do gerente geral Erivan Dantas, que está na companhia há 35 anos. "Trabalhar aqui no San Raphael há tantos anos me permite gerir o hotel da melhor forma possível, ao mesmo tempo, mesmo com a demanda da operação, estar tranquilo na resolução das questões do cotidiano que objetivam a satisfação dos clientes, dos colaboradores e o cumprimento dos resultados para os proprietários", comenta Dantas.

Para Raphael Jafet, as mudanças ocorridas ao longo das últimas décadas e a consolidação do hotel garantem a plena satisfação em ser hoteleiro. "Gosto muito do meu dia-a-dia e de tudo que acontece aqui. Não me vejo fora desse cenário e a hotelaria continua sendo encantadora", diz o empresário.

A verdadeira hotelaria é assim, como um bom vinho que fica armazenado numa adega, e quando a garrafa é aberta e o ar se mistura com a bebida, cria um bouquet e sabor especial. É preciso saber esperar para saboreá-lo, apreciando lentamente a textura e atmosfera que nos permeia. Ficar hospedado no San Raphael é como sorver um bom vinho. Viva! 

Por Peter Kutuchian*


Raphael Jafet Junior está a frente do empreendimento desde o ano de 1970, e o atual gerente geral, Erivan Dantas trabalha no hotel desde 1980

Infraestrutura
O San Raphael Hotel está situado no largo do Arouche, 150, esquina com a avenida São João. Sua estrutura contempla 214 habitações, distribuídas em 18 pavimentos. No térreo encontram-se o Lobby, a Recepção e o Arouche Beer Sports Restaurante & Bar. 

No primeiro pavimento, que pode ser acessado por um lance de escadas ou por um dos três elevadores, o hóspede encontra o Restaurante Chez Raphael.

O San Raphael conta ainda com salão de beleza, academia de ginástica, business center, serviços de massagens relaxantes ou estéticas, possuindo ainda lavanderia e confeitaria próprias. 

O acesso wi-fi é gratuito desde que acessado no Lobby do hotel. Nos apartamentos ainda é feita uma cobrança, mas a administração do empreendimento está em vias de implementar a amenidade como cortesia.

Eventos
Distribuídas em vários pavimentos, sete salas para eventos ou reuniões podem atender até 700 pessoas no formato auditório. A maior das salas é a Dourado, localizada no 20º andar e com capacidade para 350 participantes. Subindo um lance alcançamos as salas San Raphael A e B,  que podem acomodar 50 e 110 pax, respectivamente. 

No 19º pavimento a sala Del Rey é uma das menores do empreendimento, podendo acomodar 25 visitantes, o mesmo número do espaço Regency, situada no 3º andar, ao lado da Colonial, que atende a 60 indivíduos. As duas salas podem ser unidas aumentando a capacidade para 110 pessoas. Finalmente, a Ouro Preto, que fica no 12º andar tem autonomia para 50 participantes.

Confira na galeria algumas imagens relativas a infraestrutura do San Raphael.

Hospedagem
As 214 habitações do San Raphael Hotel estão distribuídas em 18 pavimentos e em quatro categorias: Luxo, Superior, Suíte Luxo e Suíte Superior. Todas são equipadas com TV, frigobar, ar-condicionado, telefone e demais amenidades normais que um hotel pode oferecer.

Em se tratando de um hotel com quase 70 anos, as habitações possuem características únicas como a altura pra lá de confortável do pé-direito e o tamanho amplo dos armários e banheiros. Alguns quartos contam com piso laminado anti-alérgico e outros com o tradicional carpete, uns têm varanda e alguns oferecem mesa de trabalho. A capacidade também varia, podendo atender até três pessoas, sem ter a necessidade de camas extras.

A reportagem do Hôtelier News ficou em uma Suíte Luxo com hall de entrada, sala com varanda, quarto e banheiro. Muito confortável, com decoração leve e bom astral, aliás a hospedagem como um todo foi muito agradável e quase não deu vontade de fazer o check-out. 

Confira na galeria algumas imagens relativas a hospedagem.

Gastronomia
Com dois pontos de vendas gastronômicos dentro do hotel – Chez San Raphael e Arouche Beer Sports Restaurante & Bar – o departamento de Alimentos & Bebidas do San Raphael é próprio, incluindo uma patisserie que produz todos os produtos derivados de farinha como pães, bolos, croissants e brioches. 

O Chez Raphael, situado no primeiro pavimento oferece as três principais refeições do dia, incluindo o café da manhã, que por sinal conta com uma excelente variedade de pães, frutas, sucos e pratos quentes. Pudemos provar as jabuticabas globo, os morangos tipo californiano e as bergamotas, aquelas tangerinas gigantes.

Pudemos provar também alguns pratos oferecidos pelo Chez Raphael no almoço e ficamos impressionados com o arranjo dos pratos, aliás uma especialidade do chef da casa Rogerio Holanda, um especialista em esculpir rostos e formas em frutas como melancias e melões, e quem nos homenageou produzindo a logo do Hôtelier News e a expondo no buffet.

Rogerio Holanda é o famoso chef executivo do San Raphael

Abrindo um parênteses, Holanda é bem famoso no Brasil, participa constantemente de programas na TV e é assediado pelos hóspedes durante o café da manhã para selfies e execuções relâmpago das esculturas.

Voltando ao almoço, o Chez Raphael é digno de uma cozinha slow food, quantidade acima da média e qualidade dos ingredientes e da preparação num nível excelente. 

Provamos também as opções do Room Service, e a ideia foi experimentar uma pizza acompanhada de salada e couvert. Acreditando que a pizza seria uma brotinho, a salada viria numa porção individual e o couvert caberia num pote com algumas azeitonas e queijos. Quando a campainha tocou, a porta foi aberta e dois garçons estavam no corredor segurando duas bandejas. Quando colocaram os pratos na mesa da sala e tiraram os cloches, a pizza era de oito pedaços e a salada e o couvert serviriam três pessoas. Resumindo, o couvert foi devolvido e a metade da pizza e da salada sobraram.

No térreo, o Arouche Beer Sports Restaurante & Bar funciona com uma opção mais econômica atendendo os clientes no estilo buffet à kilo. O espaço conta com um amplo terraço na calçada, coberto e com boa privacidade, ideal para o happy hour ou para assistir jogos esportivos nos dois telões instalados em cada ponta do local.

Tasca do Arouche
Operado no Saint Michel, hotel do grupo e que fica do outro lado da rua, o Tasca do Arouche é especializado na gastronomia portuguesa. Os proprietários do restaurante possuem uma outra casa, a Tasca do Zé Maria, em Pinheiros, e se uniram com Raphael Jafet para operarem essa excelente opção na região central de Sampa. 

No Tasca do Arouche provamos o bolinho e o Bacalhau da Tasca provido de uma posta alta e saborosa do famoso pescado lusitano acompanhado de tomate, batata, cebola e ovo. De sobremesa provamos a versão portuguesa do pudim de leite, o sericaia, muito saboroso e de uma consistência diferente e menos doce do que o pudim.

Confira na galeria abaixo algumas imagens relativas a gastronomia.

Serviço
San Raphael Hotel
Largo do Arouche, 150 – Centro
São Paulo – SP

(11) 3334-6000
[email protected]
sanraphael.com.br

* A reportagem do Hôtelier News se hospedou no San Raphael Hotel à convite do empreendimento.