Robson Napier Borchio - novo secretário MTurBorchio teve uma passagem pelo MTur no governo Lula

O novo governo assumiu há um mês e meio e, após a chegada de Marcelo Álvaro Antônio, outros dirigentes são nomeados. Ontem (11), por exemplo, foi confirmado o nome do novo secretário Nacional de Estruturação do Turismo. Trata-se de Robson Napier Borchio, que retorna à pasta após passagem durante o governo Lula. A indicação já foi publicada no Diário Oficial da União.

Borchio se junta a uma série de secretários nomeados recentemente pelo MTur (Ministério do Turismo), casos de Daniel Nepomuceno e Bob Santos. Na nova função, será responsável pela criação, gestão e execução de políticas públicas focadas no provimento de infraestrutura turística aos destinos brasileiros. 

Além disso, tem como atribuição o planejamento territorial, estruturação e gestão das regiões turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O Fungetur (Fundo Geral de Turismo), que teve seu orçamento elevado em 2019, também está em sua alçada. Vale registrar que, na passagem anterior pelo MTur, Borchio foi secretário-executivo substituto e diretor de Promoção e Marketing da pasta, de setembro de 2004 e abril de 2007.

Robson Napier Borchio: carreira

Borchio é formado em Administração pela União de Negócios e Administração (UNA). O novo secretário tem ainda especialização em Recursos Humanos pela mesma instituição de ensino, além de MBA em Gestão Organizacional pelo Ibmec. Desde 2012, atuava como sócio gestor de uma indústria da área química.

Na carreira pública, foi gerente estratégico no gabinete do prefeito de Belo Horizonte de janeiro de 2010 até abril de 2011. Antes, foi secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Turismo de Minas Gerais, de 2007 a 2009. Atuou ainda como assessor especial na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

(*) Crédito da capa: Sergio Lima/Folhapress

(**) Crédito da foto: Roberto Castro/Mtur (Ministério do Turismo)