RN- seloAção foi construída em conjunto com o Sistema Fecomércio, Sebrae e entidades do trade turístico​

Com a retomada do turismo, o estado do RN (Rio Grande do Norte) preocupa-se em garantir a segurança através de novos protocolos. Após receber o selo Safe Travels desenvolvido pelo WTTC, o estado agora anuncia o desenvolvimento de uma certificação própria.

Batizado de Turismo Mais Protegido, o selo parte de uma iniciativa conjunto da Setur-RN (Secretaria de Turismo), Emprotur, Sistema Fecomércio, por meio do Senac, Sebrae e as entidades do trade turístico.

RN: o selo

Para garantir a estampa, a empresa interessada deverá ter o Selo Turismo Responsável, do MTur (Ministério do Turismo). Além disso,  precisará que um número mínimo dos seus colaboradores passe pelas capacitações oferecidas pelo Senac ou Sebrae. O monitoramento dos protocolos acontecerá em parceria com as secretarias de turismo e saúde de todos os municípios do estado.

A partir de estudos e padrões sanitários recomendados nacional e internacionalmente, o selo surge em uma plataforma digital, que já está disponível. No site, os viajantes poderão conhecer as empresas credenciadas. 

“Não dá para retomar as atividades sem adotar regras e procedimentos nesta área. E no setor de turismo isso é ainda mais premente. Por um motivo simples: o turista transfere sua casa, sua residência, para o seu destino turístico. Hotéis, pousadas e similares viram o lar do turista durante sua viagem. Então este segmento precisa, de fato, de um cuidado ainda mais apurado nesta questão", diz Marcelo Queiroz,  presidente do Sistema Fecomércio-RN.

"As capacitações que estamos ofertando irão habilitar os envolvidos na cadeia produtiva do turismo para implementação das normas de biossegurança exigidas no documento, para o pleno funcionamento das atividades no contexto pós-Covid 19. Importante, ainda, destacar que os cursos estão sendo ofertados, em sua maioria, de maneira gratuita, e todos em EAD”, finaliza.

“Importante destacar que o selo é uma ferramenta do destino RN. Embora capitaneado pelo governo do estado, ele representa todo o trade potiguar, incluindo os gestores públicos, o setor produtivo e o Sistema Fecomércio, que colaboram de forma ativa para que possamos estabelecer todos os protocolos de retomada da atividade turística.”, complementa Aninha Costa, Secretária da de Turismo do estado.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Setur-RN