Prêmio Juarez Machado de Turismo 2019Segunda edição do prêmio contemplou cinco categorias

Reconhecimento e homenagens marcaram a noite de terça-feira (26), no Prêmio Juarez Machado de Turismo 2019, que destacou os eventos e personalidades que mais contribuíram para o desenvolvimento do turismo de negócios e eventos de Joinville (SC). 

A solenidade, que teve como tema a alegria do circo, aconteceu na Expoville e reuniu autoridades, empresários, representantes do trade turístico de Joinville e região, imprensa, convidados, além de representantes das entidades e eventos homenageados.

Criado em 2018, pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, o Prêmio Juarez Machado de Turismo, deste ano, foi destinado a cinco categorias e teve como vencedores: o 22º  CONAPRI (Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura), categoria “Evento Indicação do Associado”; a 15ª Conferência Internacional da Associação Mundial de Fabricantes de Ferramentais – ISTMA 2017, vencedora da categoria “Evento Internacional”; o 16º Congresso Brasileiro do Sono, na categoria “Evento Nacional 2017”; a 47ª Reunião Anual da SBBq (Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular), campeã da categoria “Evento Nacional 2018”; e a Embaixadora de Eventos, Palova Santos Balzer, eleita a “Embaixadora Destaque”. Juntos, os eventos premiados trouxeram para Joinville mais de 6,5 mil pessoas, entre congressistas, profissionais e organizadores e movimentaram mais de 9 milhões de reais.

Como resultados, além de impactar toda a cadeia turística, os eventos de nível nacional e internacional, ajudaram a consolidar a cidade como destino turístico de destaque na região Sul, ressaltando aspectos como infraestrutura para eventos, aeroporto próprio, localização privilegiada e fácil acesso rodoviário, ampla rede hoteleira e tarifas atrativas, diversidade gastronômica, atrativos culturais, belezas naturais e receptividade.

De acordo com a presidente do Joinville Convention, Vanessa Venzke Falk, o Prêmio Juarez Machado de Turismo 2019 é uma forma de incentivar e prestigiar instituições e personalidades que, muitas vezes anonimamente, contribuem significativamente para o desenvolvimento do turismo, fomentando a economia local e a sustentabilidade do setor.

“É um reconhecimento a todos que acreditam e confiam em Joinville como destino de sucesso para o seu evento. O que para nós, do Joinville Convention, é uma demonstração da qualidade dos serviços dos empreendedores associados, da infraestrutura da cidade, dos atrativos, do potencial econômico e de todos os aspectos que fazem o diferencial competitivo de Joinville”, afirmou Vanessa.

Prêmio Juarez Machado de Turismo 2019: vendecores

A sessão de homenagens foi aberta com a premiação do 22º Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura – CONBRAPI, vencedor da categoria “Evento Indicação do Associado”. O congresso aconteceu em maio de 2018, promovido pela CBA (Brasileira de Apicultura e Meliponicultura) e realizado pela FAASC (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina),  EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e APIVILLE (Associação de Apicultores e Meliponicultores de Joinville).

O presidente da FAASC e presidente do CONBRAPI, Nésio Fernandes de Medeiros, dedicou a premiação às mais de cem pessoas que trabalharam na organização do congresso e às entidades que ajudaram a viabilizar o evento.

Destacou, ainda, a efetividade do trabalho do Joinville Convention que, segundo ele, foi fundamental para a realização do CONBRAPI na cidade. “Foi muito bom trabalhar em Joinville, muito bom fazer esse evento. E que venha 2024”, declarou.

Na categoria “Evento Internacional”, o evento premiado foi a 15ª Conferência Internacional da Associação Mundial de Fabricantes de Ferramentais – ISTMA 2017, promovida pela ISTMA (Internacional Special Tooling and Machining Association), e realizado pela ABINFER (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais). O prêmio foi recebido pelo presidente da ABINFER e também presidente da ISTMA 2017, Christian Dihlmann.

Mesmo não sendo amplamente conhecida internacionalmente, entre os pontos que contribuíram para que Joinville fosse escolhida como sede do evento vencedor, está o fato de ser a cidade brasileira com maior concentração de ferramentarias.

Para ele, a homenagem coroa o sucesso do evento, considerado por congressistas a melhor edição da história das Conferências Mundiais da entidade. “A satisfação do público que veio para a ISTMA – 2017 foi tão grande, que acabaram ficando por quase dez dias em Joinville. Tivemos uma agenda bem carregada. O evento ficou e mudou a história da ISTMA”, comemorou.

Outro destaque da noite foi o 16º Congresso Brasileiro do Sono, vencedor da categoria “Evento Nacional 2017”, que é realizado pela Associação Brasileira do Sono, entidade que congrega a Associação Brasileira de Medicina do Sono e a Associação Brasileira de Odontologia do Sono.

Além de reforçar o trabalho do Joinville Convention na captação do evento para a cidade, o médico e presidente do evento, Jaime Matos Ferreira, destacou a tranquilidade que marcou a realização do evento. E, emocionado, agradeceu: “À família, que nos bons momentos e, também nos não tão bons, sempre estão com a gente”. Já na categoria “Evento Nacional 2018”, o prêmio foi para a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, realizada pela entidade que dá nome ao evento.

A homenagem foi recebida pelo vice-presidente da SBBq, Luiz Bezerra de Carvalho Júnior que lembrou a relevância da programação científica apresentada durante o evento, inclusive com a presença de especialistas renomados internacionalmente. Aprovando a estrutura e os serviços encontrados na cidade, ele afirmou: “Certamente vocês têm alguém que pode defender a candidatura de Joinville para uma próxima edição do evento”.

Na categoria “Embaixador Destaque”, a campeã foi a química industrial e professora acadêmica, Palova Santos Balzer. Nos últimos quinze anos, em parceria com diversas instituições de Joinville e região, a Embaixadora de Eventos vem atuando na organização e busca de parceiros para a realização de mais de 30 eventos, entre eles congressos, seminários, encontros em diversas áreas do conhecimento, com foco em gestão e engenharia.

Segundo a professora Palova, atuar na captação de eventos é uma forma de propiciar à comunidade da região a possibilidade de troca de experiências e conhecimento com especialistas de diferentes áreas, além de compartilhar as belezas e infraestrutura da cidade. Emocionada, a homenageada destacou a importância dos inúmeros profissionais e entidades que acompanham a sua trajetória e que ajudam a viabilizar projetos e eventos. E finalizou: “Sou o resultado da confiança, da força e da dedicação de cada um de vocês. Tudo que fiz e que pretendo fazer é em prol do crescimento pessoal e profissional do próximo e de Joinville. E que venha o próximo congresso!”.

Os vencedores do Prêmio Juarez Machado de Turismo 2019 foram agraciados com uma obra criada exclusivamente para ocasião, pelo artista plástico Juarez Machado. O evento teve a parceria de fornecedores e associados do Convention Bureau, Instituto Internacional Juarez Machado, Paleta Stands, Planeventos Eventos Corporativos, Expoville, Combray Gastronomia, Hubsul, Ilma Socha Decoração de Eventos e Locação de Peças, Congonhas Travel Lufthansa City Center, André Kopsch, Messe Brasil, Carlos Büst Produções, Bourbon Convention Hotel Joinville, Zeit Cervejaria, Da Mata Paisagismo, Minister, Santa Catarina Convention & Visitors Bureau e Unedestinos.

(*) Crédito da foto: André Kopsch/Joinville CVB