Salvador - IPTU dos hoteisHotelaria chegou a quedas históricas nos últimos meses

Em período de recuperação do setor, a capital baiana busca diminuir os impactos gerados pela crise, que chegaram a negativas históricas. Com indicativos ruins ainda no mês de junho, novas medidas buscam apaziguar tamanhas consequências. Para isso, a prefeitura de Salvador anunciou ontem (6) que manterá o desconto de 40% em IPTU para empreendimentos hoteleiros.

Anunciada pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, a ação diz respeito às medidas tributárias e fiscais de incentivo à economia, que serão encaminhadas para a Câmara Municipal para serem aprovadas. O setor hoteleiro é um dos segmentos que serão beneficiados, com a manutenção do desconto do IPTU devido no exercício de 2021 para estabelecimentos contemplados no Proturismo (Programa Especial de Incentivos Fiscais à Atividade Turística).

Salvador: nova medida

Com isso, o benefício do Proturismo é válido até 2023. Só que, em 2021, os contemplados não precisarão, para ter o desconto de 40% no IPTU, realizar as contrapartidas previstas no programa. A exemplo de investimento em capacitação de pessoal e em modernização.

Segundo Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia), este benefício foi solicitado pela entidade no final de abril a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a demanda foi atendida pela prefeitura de Salvador. “Manter o desconto é um grande incentivo para a retomada da hotelaria na capital baiana, que tanto tem sofrido com os efeitos da pandemia”, comenta.

(*) Crédito da foto: digasalinas/Pixabay