Pousada Solar da Inconfidência - Nova gestãoA pousada mudou de nome em dezembro de 2018

Há 18 anos no mercado, a Pousada Toledo se tornou, há pouco mais de três meses, a Pousada Solar da Inconfidência. Localizada em Ouro Preto (MG), a unidade saiu da gestão de Edson de Toledo, filho do idealizador do projeto, e integra o portfólio da Empresa de Turismo Hawai, do empresário do ramo de motéis, Agostinho de Carvalho, desde dezembro de 2018.

A conversão aconteceu em razão do antigo proprietário ter o desejo de sair da hotelaria. Dessa forma, Carvalho detém posse e gestão da pousada. É o que afirma Gleissom Cosme, recepcionista da Pousada Solar da Inconfidência que falou à reportagem do Hotelier News hoje (15).

Com a chegada da nova empresa, algumas mudanças pontuais foram realizadas, de acordo com Cosme. “Após o início da nova operação, os apartamentos foram melhorados, a divulgação foi ampliada e o empreendimento construiu um acesso para deficientes físicos”, diz.

Na distribuição, o recepcionista reforça que, devido ao ciclo de trabalho que se inicia, OTAs têm sido uma válvula de escape para que o hotel seja visto. “Dependemos principalmente da Booking.com para as pessoas nos conhecerem. Mesmo assim, nossa venda direta também é utilizada, porém menos”, salienta.

Quanto ao público, o profissional deixa claro que o foco do hotel não mudou. “Continuamos com foco no turismo de lazer, recebendo turistas principalmente de classe média”, explica. Sendo assim, os principais polos emissores do empreendimento são São Paulo e Rio de Janeiro, além da capital mineira.

“Pela tendência que a própria cidade apresenta, a maioria dos hóspedes é casais e famílias”, complementa. Outro ponto, de acordo com Cosme, são as universidades da região, que movimentam esporadicamente a hotelaria de Ouro Preto.

Pousada Solar da Inconfidência: estrutura

Com sete colaboradores, a Pousada Solar da Inconfidência possui 13 suítes, com metragem que varia entre 12 metros quadrados (m²) e 18 m². O espaço é constituído por dois casarões, onde são divididas as acomodações. A pousada também oferece duas salas de estar com TV e jogos de tabuleiro; salão de café e estacionamento gratuito.

Para os próximos meses, o novo gestor possui ideias para incrementar o lazer do meio de hospedagem. O investimento projetado para isso não foi divulgado.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Pousada Solar da Inconfidência