A Pousada Alcatrazes, na praia de Juquehy de São Sebastião, em São Paulo, implantou há cinco anos o sistema 'Psiu Garçom'. O produto é composto por transmissores individuais sem fio e um display eletrônico que fica posicionado em um local de fácil visualização, no caso, o bar, onde ficam os garçons e os responsáveis pela preparação dos pedidos. Após o pedido ser atendido, o garçom apaga o número do painel, evitando que o chamado continue aparecendo.

De acordo com Januário Ferro Filho, supervisor conhecido como Naro, explica que o sistema é de fácil e simples manuseio. “Quando o hóspede precisar de algo ele aciona o botão do transmissor que tem o número de seu apartamento e que pode estar no guarda-sol, na mesinha, ou até no seu pescoço, para chamar um atendente. Seu número é exibido no painel, ao mesmo tempo em que emite um alarme sonoro avisando o colaborador sobre a solicitação”, detalhou.

De acordo com Maria Celina Martins, proprietária da pousada, a aquisição do equipamento visou facilitar a vida do hóspede e também da equipe de atendimento. Dessa forma, eles podem visualizar facilmente o que está acontecendo com os clientes na praia e permanecer com o atendimento. “Ouvíamos dos hóspedes que tudo o que eles gostariam era de poder apertar um botão e suas necessidades serem atendidas. Quando vimos o funcionamento do Psiu Garçom, pensamos ter encontrado finalmente o botão tão sonhado pelos hóspedes”, explica.

José Rubens Almeida, criador do sistema e diretor da AGM Automação, que se dedica à fabricação e comercialização de sistemas de gerenciamento de filas, ressalta que a tecnologia presente nos dispositivos é concebida de acordo com os mais avançados sistemas de transmissão de sinais, por meio de radiofrequência, apresentando baixíssimos índices de manutenção.

* Créditos da Foto: Divulgação/Vervi