portugalEm 2018, 50 empreendimentos entraram em operação

Destino com prestígio ascendente no turismo mundial, Portugal terá sua oferta hoteleira reforçada consideravelmente nos próximos anos. Eleito o melhor lugar para viagens em 2017, o país europeu tem 170 hotéis com abertura prevista para os próximos cinco anos. Os dados integram levantamento produzido pela consultoria Cushman & Wakerfield.

O montante de meios de hospedagem em construção significa 15 mil novos quartos no inventário luso. Segundo a consultoria, 40% dos projetos em desenvolvimento vão ser unidades de cinco estrelas e 31% destes estão na área metropolitana de Lisboa.

Ainda de acordo com a análise, o pipeline previsto para o destino engrossa números que já vinham crescendo. Tomando 2018 como exemplo, nota-se que 50 empreendimentos hoteleiros abriram as portas. 

Essas cinco dezenas de novas propriedades representam quase 3 mil novos quartos à hotelaria portuguesa. Mais de 40% das aberturas do ano passado deram-se nas imediações da capital; quase 30% ocorreram no Algarve e 14% no Porto. 

A Cushman & Wakefield ainda aponta que, atualmente, as categorias três e quatro estrelas formam a maior parte da oferta portuguesa. As unidades cinco estrelas, entretanto, são as que apresentam mais perspectivas de novidades.

Portugal e o turismo

O crescimento das viagens internacionais aos destinos portugueses são um fato. Ainda utilizando o exemplo do ano passado e com dados do Banco de Portugal, as receitas provenientes do turismo subiram 1,4% de janeiro a setembro, em comparação com igual período de 2017, somando € 12,8 bilhões. 

A explicação para esse crescimento foi a adoção de um modelo que privilegia o desenvolvimento da atividade turística. O poder público português preparou o terreno para este momento e o leitor pode observar isso na reportagem A moda agora é Portugal.

(*) Crédito da foto: Samuel Zeller/Unsplash