ponta dos ganchos- jantarCardápio celebra a época de cultivo do molusco

Chegou a época de ostras, um dos moluscos mais consumidos do mundo e, para comemorar, o Ponta dos Ganchos preparou um menu especial focado na iguaria. Ricas em proteínas, minerais, zinco, ferro e vitamina A, o consumo do fruto do mar é comum no Brasil e em regiões da Espanha, Itália e França, principalmente em destinos litorâneos.

O chef executivo do resort catarinense, José Nero, criou um cardápio pensado para enaltecer o sabor das ostras, valorizando a gastronomia regional. São quatro sugestões de entradas, quatro pratos principais e duas sobremesas. De entrada, os clientes podem provar o Ceviche de ostras baby com tucupi, cebola roxa, coentro, pimenta-dedo-de-moça, manga e chips de batata doce. Para o prato principal, uma das opções são as Ostras Nativas assadas a provençal com risoto de limão siciliano e gruyère de Ribeirão da Ilha, molho beaujolaise; e para sobremesa: Sorbet de ostras com sabayon de cachaça, manga confit, granité de ostra e limão.

Ponta dos Ganchos: cultivo

Santa Catarina é o estado que detém 95% do cultivo nacional de ostras, mexilhões e vieiras, investindo cada vez mais na criação sustentável. Em janeiro, o ciclo do molusco é iniciado e, oito meses depois está pronto para o consumo. As águas do litoral catarinense variam entre 16 e 30 graus e a salinidade de 30 a 37%, características estas que diminuem riscos de contaminação na carne dos moluscos. A baixa profundidade das baías e enseadas são também fatores relevantes para o cultivo.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Ponta dos Ganchos