pestana convento do carmo- exposiçãoAlém de expor, Passos também criará novas telas inspiradas em Salvador

Reforçando seu caráter cultural, o Pestana Convento do Carmo (BA) recebe a partir do dia 30 de agosto o ateliê itinerante do artista plástico Elano Passos. As obras em preto e branco ficarão expostas até o dia 8 de setembro. Além de apresentar os trabalhos já realizados, Passos também criará novas telas inspiradas em Salvador.

"Quando fala em Salvador, não consigo pensar em outro lugar como o Centro Histórico, retratar o colorido das ruas e sua gente é de uma grandiosidade, é a verdadeira riqueza cultural que nós temos”, conta o artista. As obras poderão ser vistas na Sala do Conselho do hotel com entrada gratuita.

A iniciativa é mais uma aposta cultural do Pestana Hotel Group, uma das vertentes do grupo nas comemorações de 20 anos de atividade no Brasil. Recentemente, o Pestana Convento do Carmo foi o hotel oficial da  Flipelô (Festa Literária Internacional do Pelourinho) pelo terceiro ano consecutivo.

A unidade baiana recebeu em fevereiro deste ano a exposição fotográfica “Salvados Outros Olhares”, que conta com imagens de Amauri Oliveira, Elber Paz, Luidi Andrade, Manuel Chagas e Mateus Morbeck. 

Pestana Convento do Carmo: o artista

 Passos realizou sua primeira exposição em novembro de 2016, em Alagoinhas. Em 2017, o baiano criou a obra “Os Reis Magos” no jornal Correio e entregou do troféu-arte ao cantor Carlinhos Brown em pleno Sarau, no Museu do Ritmo. Ainda no mesmo ano, ele criou três exposições: “Salvador Em Nanquim”, uma homenagem a Salvador; “Bahia em 4 Estilos” convidando outros três artistas para compor o cenário com técnicas diferentes; e na Bahia Marina, inspirada nas flores e no segmento náutico. O artista também teve seu trabalho exposto nas duas últimas edições da Casa Cor Bahia 2017 e 2018 e Morar Mais por Menos, na Hora da Criança, e no Anuário de Arquitetura e Decoração da Bahia.

Em 2018, Passos foi convidado para ilustrar os últimos dois livros do poeta cearense Bráulio Bessa, “Poesia que Transforma” e “Recomece”. “A ligação inicial com Braulio começou com a identificação aos temas nordestinos, em seguida, conhecendo um pouco mais as suas poesias e história, percebi que a simplicidade de como ele se comunica com seu público faz sentido com a essência dos traços que adoto para criar minha arte e transmitir a mensagem, impactando de maneira direta”, revela o artista.

Ainda este ano, o Passos assinou intervenção na Vila EcoSquare, no Rio Vermelho, com o tema “Rio Vermelho, Preto e Branco”, atuando durante 10 dias como anfitrião para aquilo que veio a se tornar uma exposição coletiva e também foi uma das principais atrações do stand da Bahiatursa na maior exposição de turismo do país, a ABAV. E, seguindo a linha do “faça ao vivo”, conceituou a intervenção “Estações do Rio Vermelho” que aconteceu nos postes de luz do bairro Rio Vermelho durante a Virada Sustentável de Salvador.

Em 2019, começou o ano assinando as cinco vinhetas de festas populares da Rede Bahia e fez a curadoria e exposição “Arte no Ar” transformando os tapumes de reforma em obras de arte, que está em cartaz no Aeroporto de Salvador.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Pestana Convento do Carmo