Pesquisa sobre hábitos de viajantes brasileirosEm âmbito nacional, a pesquisa ouviu 986 pessoas

O Kayak, plataforma de planejamento de viagens, em sua mais recente pesquisa, resolveu identificar alguns hábitos de viajantes. O levantamento ouviu turistas de todo o mundo e no Brasil entrevistou 986 pessoas de vários estados, com idade entre 18 e 65 anos. As entrevistas foram feitas entre 9 e 17 de janeiro deste ano e, no recorte brasileiro, o resultado destacou nove características do viajante nacional.

Curiosidades destacadas na pesquisa

1. Destinos de preferência: Praia é líder absoluta

Cerca de 70% dos brasileiros afirmaram ter destinos de praia como prioridade para as suas férias. Globalmente, praia também lidera, mas com 52% dos votos.

2. Economia: Viajar é uma prioridade para os brasileiros

Em relação às coisas em que preferem gastar dinheiro, a maior parte dos brasileiros (43%) respondeu viagens. Globalmente viagens também lideraram, mas com 32% dos votos. Outras opções incluíam alimentação (em casa e fora), reformas domésticas, compra de eletrônicos, roupas e eventos culturais. Durante a viagem, a prioridade de gasto da maior parte dos entrevistados (40%) é com compras.

3. Inspiração e planejamento: Sites de viagem são fortes e preço é fator determinante

Aproximadamente 50% dos brasileiros se inspiram em sites de viagem para planejar suas próximas férias. Amigos e família também são uma fonte de inspiração importante (49%). Ao serem questionados sobre o que é mais importante na hora de escolher uma passagem aérea para uma viagem a lazer, 50% responderam que o preço é o principal fator.

4. Acomodação: Hotéis ainda são preferência

No Brasil, hotéis ainda são o tipo preferido de acomodação dos viajantes, liderando a pesquisa com 52% dos votos. Outros 21% preferem se hospedar na casa de amigos ou familiares, 20% preferem quartos ou casas alugadas e 3% optam por acampamentos. Para a escolha do hotel, ter café-da-manhã incluso é uma prioridade para 84% dos brasileiros.

5. Romances: Brasileiros não costumam se relacionar em viagens

Perto de 68% dos brasileiros afirmam nunca ter começado um relacionamento com alguém que conheceram durante as férias e 74% nunca tiveram um relacionamento com um/a parceiro/a que vivesse no exterior. Ainda assim, somos mais adeptos de romances em viagens do que a média global: no mundo, 76% dos entrevistados afirmaram nunca ter vivido essa experiência.

6. Tecnologia e redes sociais: Brasileiros gostam de compartilhar suas viagens online

Cerca de 53% dos brasileiros gostam de publicar fotos de suas viagens em redes sociais, 37% escrevem sobre elas e 22% gostam de publicar vídeos. 

7. Depois das férias bate a tristeza

Dos participantes, 56% dos brasileiros afirmam se sentirem tristes após o final das férias. E para compensar essa tristeza, a maioria busca adotar hábitos mais saudáveis: 40% afirmam melhorar suas dietas.

8. Gastronomia é um fator importante para os viajantes brasileiros

Ao serem questionados sobre a importância da gastronomia em viagens, 55% dos brasileiros afirmaram que escolhem seus destinos, entre outras razões, pela qualidade da comida. Para 21%, a gastronomia é o fator principal. A maior parte – 58% – dos entrevistados prefere restaurantes que sirvam comida local ao viajar.

9. Aventura: Turismo esportivo não é comum

Aproximadamente 79% dos brasileiros alegam nunca ter escolhido um destino com a finalidade de aprender ou aprimorar habilidades esportivas. O esporte mais comum praticado em viagens é o mergulho, resposta de 33% dos entrevistados.

(*) Crédito da foto: Katyveldhost/Pixabay