Parque Nacional de Itatiaia - concessão iniciativa privadaParque terá investimentos de R$ 17 milhões como contrapartida

Bastante procurado por turistas nacionais, o Parque Nacional do Itatiaia (RJ) foi cedido à iniciativa privada. A Hope Recursos Humanos foi a vencedora da licitação promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O contrato entre as partes foi assinado hoje (6), em cerimônia no centro de visitantes da unidade de conservação. 

Pelo acordo, a licitante vai assumir a responsabilidade de investimentos R$ 17 milhões em melhorias como contrapartida. Além disso, ganha o direito de explorar a operação de serviços do local por 25 anos. A unidade de conservação é a sétima a ter serviços de visitação cedidos à iniciativa privada no país. 

Segundo o Mtur (Ministério do Turismo), as demais são os parques nacionais do Iguaçu (PR), Tijuca (RJ), Serra dos Órgãos (RJ), Fernando de Noronha (PE), Pau Brasil (BA) e Chapada dos Veadeiros (GO). Outras quatro estão sendo preparadas para a concessão de apoio aos visitantes, informa a pasta

“A concessão traz competitividade ao turismo de natureza no Brasil. Temos recursos difíceis de reunir em um só país, mas ainda não conseguimos capitalizar isso, transformar em resultado”, avalia Bob Santos, recém-nomeado secretário de Integração Interinstitucional do Mtur.

Parque Nacional do Itatiaia: concessão

Pelo contrato assinado, a Hope Recursos Humanos terá direito a explorar uma série de serviços dentro do Parque Nacional do Itatiaia. Entre eles estão: transporte no interior da unidade; a criação de espaços e serviços de receptivo com postos de informação e controle; serviços de alimentação, comércio, hospedagem e atividades de aventura dentro do parque; além do gerenciamento da visitação, venda de ingressos e controle de estacionamentos.

“O programa de parcerias público-privadas está totalmente alinhado ao compromisso do ministério com a promoção, defesa e conservação do patrimônio natural brasileiro”, reforça Santos. Vale destacar que, em 2018, os parques nacionais brasileiros receberam 10,73 milhões de pessoas.

(*) Crédito da foto: Carla Guaitanele/ICMBio