parador casa da montanhaEvento terá, além de refeições harmonizadas, workshop e 'caçada' a congumelos

Entre os meses de abril e maio, o Parador Casa da Montanha promove o evento “Despertar dos Cogumelos Selvagens”. Localizado em Cambará do Sul (RS), o empreendimento fará uma série de ações envolvendo a iguaria. No total, serão três edições dedicadas à caça e refeições especiais com cogumelos colhidos na região dos Campos de Cima da Serra (RS).

As datas são 5 a 7 de abril, 26 a 28 de abril e, por fim, 24 a 26 de maio. A programação prevê um workshop de cogumelos selvagens. O curso abrange exploração guiada pelos campos da região na companhia do especialista Altemir Pessali, fundador da Trattoria Primo Camilo. Os hóspedes também aproveitarão café da manhã, almoços e jantares preparados pela chef do Parador, Ana Heidel. O tradicional churrasco no fogo do chão também será realizado.

Parador Casa da Montanha: programação

A programação começa na sexta-feira à noite, com um jantar de boas-vindas, com cogumelos frescos como principal elemento das refeições. No sábado, após o café da manhã, o grupo de hóspedes parte para o workshop de cogumelos selvagens. A atividade inclui identificação, caça, preparo e harmonização com outros ingredientes.

Às 12h30, após a caçada, o grupo é recebido com o churrasco campeiro, harmonizado com cogumelos preparados no tradicional fogo de chão. Encerrando a experiência, o restaurante Alma RS servirá jantar com pratos explorando a diversidade dos cogumelos selvagens regionais.

No domingo, após o tour gastronômico, os hóspedes terão o dia livre para curtir a infraestrutura de lazer do glamping (termos em inglês para “acampamento com glamour”). Entre as opções estão hidromassagem, sauna seca, mesa de bilhar e um exclusivo Spa by L’Occitanne en Provence, inaugurado em 2016. Outras alternativas são agendar passeios pelos cânions Itaimbezinho e Fortaleza, fazer cavalgada, andar de quadriciclo ou visitar as cachoeiras da região.

(*) Crédito da capa e da foto: Divulgação/ Parador Casa da Montanha