pernambuco ocupaçãoRecife está com 84,5% de ocupação hoteleira

A Semana Santa, que termina no domingo de Páscoa (21), deve ser boa para o turismo de Pernambuco. Pelo menos é o que indica pesquisa de ocupação da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco). Nos destinos mais populares, ocupação hoteleira para esse fim de semana já está em 82%. Já a receita turística estimada para o período chega a R$ 512 milhões. Um dos indutores dessa movimentação é o espetáculo Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, realizado desde 1968. 

A peça é encenada no Teatro Nova Jerusalém, que fica no município de Brejo da Madre de Deus, há 200 quilômetros de Recife. Este ano será realizada a 52ª edição do evento, que deve atrair um público estimado de 60 mil espectadores durante a semana. 

Desde sua primeiro apresentação, a encenação já foi vista por cerca de 4 milhões pessoas, inclusive turistas estrangeiros. O teatro, considerado o maior ao ar livre do mundo, possui uma área de 100 mil metros quadrados. O espaço equivale a um terço da cidade de Jerusalém, em Israel. O cenário também é composto por uma muralha de pedras de 3,5 mil metros (m) de extensão e quatro de altura, além de 70 torres de 7 m cada.

A cidade cenográfica comporta até 10 mil pessoas nos seus nove palcos. E, além dos 50 atores, 500 figurantes da comunidade e turistas também participam das cenas. A experiência possui hospedagem na Pousada Solar da Paixão, que fica dentro da muralha. Esse ano, o hotel está com 100% de ocupação, segundo sua equipe, desde o dia 11 de abril, quando começa a venda de pacotes. Na cidade onde o teatro se encontra, o indicador já está em 95%.

Cidades vizinhas também se beneficiam da movimentação de turistas por conta da peça. Estima-se que 250 mil turistas vão transitar por Brejo da Madre de Deus até o domingo de Páscoa. Segundo a Empetur, Caruaru, Gravatá e Bezerros, que são os destinos mais próximos de Nova Jerusalém, estão com 93%, 92% e 90% de ocupação, respectivamente. 

Confirmando o levantamento, o Caruaru Park Hotel está com 95% dos seis leitos tomados. No município de Caruaru, há 40 minutos do teatro ao ar livre, o hotel experimentou lotação no fim de semana passado. Segundo Poliana Silva, atendente de Recepção do empreendimento, os hóspedes vêm principalmente do Maranhão, Pará e Ceará. 

Pernambuco: outras cidades

Recife, ficou entre os 10 destinos nacionais mais pesquisados pelos buscadores de viagens Skyscanner e Voopter para o período da Semana Santa. A ocupação hoteleira da capital está em 84,5%. 

Já no litoral, os turistas preferem Porto de Galinhas e Fernando de Noronha, onde a ocupação hoteleira deverá atingir  94% e 91%, respectivamente, informa o Empetur. Atualmente investindo cerca de R$ 6 milhões em reformas, o Hotel Armação, em Porto de Galinhas, está com 93% de ocupação para esse fim de semana. 

No sertão do estado, os hotéis de Triunfo, Petrolina e Arcoverde devem ficar com ocupação de 80%.

(*) Crédito da capa: Divulgação/ Sociedade Teatral de Fazenda Nova

(*) Crédito da foto: Bruno Lima/ Mtur