Punta Del EstePololikashvili, segundo da direita para esquerda, durante a cerimônia

Punta del Este acaba de ganhar a certificação UNWTO.QUEST da OMT (Organização Mundial do Turismo). O reconhecimento é um selo de qualidade ligada à gestão turística. A honraria foi entregue por Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT, em cerimônia realizada em 2 de janeiro, no Uruguai.

A certificação tem validade de quatro anos e fortalece o destino em quesitos como liderança estratégica e governança eficiente. A ferramenta estratégica permite a implementação de aprimoramentos de gestão interna, competitividade e sustentabilidade dos locais escolhidos pela entidade.

Para ganhar a UNWTO.QUEST, o balneário uruguaio passou por um processo que começou em 2015. "Primeiro projeto piloto que estamos coordenando com o governo nacional e local. Implica no reconhecimento de um destino e sua governança, que tem sido um sucesso", disse Pololikashvili, durante a cerimônia de entrega. 

Segundo Pololikashvili, a entrega da certificação demonstra e fornece um grande exemplo de como o setor público e privado podem trabalhar juntos. “Após três anos de processo que consistiu em treinar e melhorar a liderança entre os dois setores para a gestão do destino", acrescentou.

Punta del Este e Uruguai

Atualmente, o Uruguai é membro do Comitê Executivo da OMT e já tem dois temas na pauta para a próxima reunião. O primeiro deles é a continuação da implementação de uma estratégia regional multidestino.

Já o segundo é a experiência nacional com o prêmio “Pueblo Turístico”. A iniciativa promove o desenvolvimento local por meio do turismo em pequenas regiões, normalmente em cidades com até 5 mil habitantes.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Uruguay Natural