Mario Marques

Mario Marques é o atual gerente de Alimentos & Bebidas do Novotel Itu Golfe & Resort (veja In Loco Especial). Nascido em Ouveiros, Portugal, o profissional está no Brasil desde 2012. Na entrevista exclusiva ao Hotelier News, Marques demonstrou extrema alegria e dedicação ao trabalho que desenvolve. "Considero a área de A&B (Alimentos & Bebidas) uma das mais importantes do hotel. É preciso valorizar o setor sempre, contratando pessoas capacitadas’’, avalia.

Mario Marques: carreira

Com formação técnica em Serviços em Restaurantes e Bares, pela Universidade de Hotelaria de Faro, em 1996, Marques começou na hotelaria em 1988. Antes disso, trabalhou durante dois anos na área de cinema, como jovem aprendiz, organizando jantares para os produtores.

Com o fechamento da produtora, recebeu um convite para trabalhar na área administrativa do Restaurante Caravela D'ouro, em Lisboa. "Certo dia, a demanda foi tão alta que me colocaram atrás do balcão para servir. Foi por acaso, mas me adaptei de tal maneira que nunca mais saí. Após dois meses já era garçom’’, conta.

Um ano depois, sua família decide mudar para o Algarve. Jovem e antenado nas baladas, Marques trabalhou em discotecas e casas noturnas, até ingressar, em 1993, na Dom Pedro Hotels & Golf Collection, onde permaneceu por mais de 14 anos. "A rede foi minha escola. Comecei como garçom, depois maitre, até chegar a gerente de A&B corporativo", relembra.

Depois, já em 2007, Marques trabalhou na Quinta do Lago. "Na sequência, a crise começou e começaram a tirar os cargos altos, adaptando para assistentes", relembra. O tempo foi passando, a crise cada vez mais forte, as pessoas perdendo o emprego e o executivo iniciou um trabalho como consultor. Até que, em 2012, surgiu a oportunidade de ir ao Brasil.

Sem saber da gastronomia local e à procura de trabalho, Marques foi contratdo como assistente de A&B do InterContinental São Paulo, onde conheceu o chef Marcelo Pinheiro. Em 2014, surgiu uma proposta para ir para Rio Quente Resorts, onde ajudou a cuidar de seis hotéis.

Em 2016 foi para o México para trabalhar na Royal Resorts, em Cancún. Aprendeu novas técnicas e foi convidado para abrir um hotel na Jamaica, em janeiro de 2018, durante dois meses. Recebeu uma proposta para ficar como diretor de A&B, mas já estava com intenções de voltar para o Brasil. "Foi quando recebi o convite para vir para o Novotel Itu, onde estamos em fase de implementação de várias novidades. Há muito potencial aqui e estou muito feliz de poder ajudar no desenvolvimento deste empreendimento", diz.

E para o futuro? "Quero me manter no Brasil, até pela questão familiar, chega uma hora que temos que criar raízes. Estou trabalhando para estar entre os melhores gerente de de A&B do Brasil", finaliza.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News