Lago de furnas e mturReunião ocorreu em Brasílias, na sede do ministério

Aproveitar o potencial turístico das cidades mineiras banhadas pelo Lago de Furnas. Esse foi o assunto de uma reunião realizada na última terça-feira (12), em Brasília, entre MTur (Ministério do Turismo) e representantes da Alago, entidade que congrega os 39 municípios integrantes da região. Na ocasião, o ministro Marcelo Álvaro Antônio comprometeu-se a encaminhar ao governo federal um conjunto de pleitos apresentados pelos prefeitos.

Entre os assuntos apontados pelas prefeituras estão pedidos para a criação de um plano diretor de uso do Lago e fomento à estruturação de um roteiro específico na área. As administrações municipais também pedem medidas que facilitem a atração de investimentos, como meios de hospedagem.

O ministro lembrou que a melhoria do ambiente de negócios no turismo é uma das prioridades do governo Jair Bolsonaro e previu avanços neste sentido. "O momento é de muito otimismo com o novo governo, que está comprometido com a necessidade de superar gargalos. Contem conosco nesse esforço para fazer o turismo acontecer, com o aproveitamento de suas vocações regionais", declarou o ministro. 

Lago de Furnas

O Lago de Furnas, uma das maiores estruturas artificiais do gênero no mundo, abrange cidades como Alfenas, Campo Belo, Capitólio, Formiga, Lavras, Paraguaçu e Varginha. Considerado 'o Mar de Minas', ele é alimentado por nascentes e rios, fazendo da região um grande palco de esportes náuticos, pesca e trilhas ecológicas. 

(*) Crédito da foto: Drew Baemer/Unsplash