MTur - pesquisa destinos verão_GramadoGramado (RS) está na lista de preferências de cariocas e capixabas  

Os atrativos turísticos na Bahia e no Rio Grande do Sul foram os mais procurados pelos turistas do Sudeste para o verão. A conclusão é de uma pesquisa realizada pelo MTur (Ministério do Turismo) com agências de viagens cariocas, paulistas, mineiras e capixabas. Os dados estão em linha com números de divulgados pela ABIH Nacional.

O levantamento trouxa ainda outros pontos interessantes. Logo após o segmento “Sol e Praia”, foco de 46,2% dos entrevistados, o turismo cultural foi a mais citado pelos viajantes. Além disso, quase a metade deles (48,4%) disse que deverá viajar em família durante o período de férias de verão. 

Quando a análise é feita por estados individualmente, notam-se certas preferências. Viajantes paulistas e mineiros, por exemplo, citaram com mais ênfase destinos baianos para suas férias. Capixabas e cariocas, por sua vez, pretendem visitar atrativos gaúchos no verão.

MTur: mais dados

Além dessas informações, o estudo trouxe a perspectiva das empresas da região em relação ao faturamento, demanda de serviços e geração de empregos. Para 15,8% delas, a expectativa é de que o número de empregados aumente. Além disso, 54,2% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados cresça.

Ainda segundo o levantamento feito pela pasta, 52,2% dos entrevistados indicaram um cenário com perspectiva de aumento no faturamento para os próximos meses. Vale destacar que o período considerado pela pesquisa vai de outubro de 2019 a março de 2020.

Próximo de completar um ano no cargo, Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, diz que os dados coroam 2019, que apresentou vários resultados positivos. “É cada vez mais notória a participação dos turistas da região Sudeste no crescimento do turismo no país e dos empresários que pretendem investir ainda mais neste setor. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o setor turístico nacional, gerando emprego e renda”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Nathalia Segato/Unsplash

(**) Crédito da foto: Jonathan Borba/Unsplash