mtur serra da capivaraParque reúne mais de 1 mil sítios arqueológicos

O MTur (Ministério do Turismo) deve enviar uma equipe técnica à Serra da Capivara, no Piauí, para levantar as necessidades da região. Medida foi prometida pelo ministro, Marcelo Álvaro Antônio, durante visita ao destino nesta quinta-feira (29).

 A medida tem o objetivo de traçar um plano de ações de infraestrutura, assim como foi feito em Angra dos Reis (RJ), para o desenvolvimento turístico do local. A Serra abrange importantes sítios arqueológicos da história mundial. A ideia é que os técnicos visitem o local já no próximo mês.

Em conversa com a arqueóloga Niéde Guidon, diretora do Museu do Homem e idealizadora do Parque, o ministro destacou que o grande potencial que o destino tem. "O objetivo da minha vinda aqui é entender e saber como ajudar a tornar a Serra da Capivara em um importante atrativo turístico para o Piauí e também para o Brasil. E vejo que o local tem grandes chances de aumentar muito mais o número de visitantes", pontuou.

Para Niéde, a vinda do ministro trouxe esperança para colocar o parque no seu merecido patamar. “Chegou o momento que essa maravilha, a nossa Serra da Capivara, está completamente preparada para receber o turismo. O senhor ministro vai desenvolver todo o esquema para permitir esse desenvolvimento, e nós vamos ver então essa região receber os milhões de turistas que ela merece", finalizou.

Mtur: Serra da Capivara

Intitulada Patrimônio Mundial da Unesco desde 1991, o Parque reúne mais de 1 mil sítios arqueológicos, uma das maiores concentrações em todo o mundo. Destes, 173 são abertos a visitação e 17 acessíveis a cadeirantes. O local guarda os vestígios mais antigos da presença do homem nas Américas, datados de 48 mil anos. 

O local também conta com o Museu do Homem Americano, onde são guardados valiosos acervos. Entre peças líticas, esqueletos, cerâmicas e outros artefatos de escavações arqueológicas. Resultados de mais de quatro décadas de pesquisas feitas na região por universidades do Brasil e do mundo.

Além disso, a região apresenta um novo atrativo, o Museu da Natureza. Inaugurado há 8 meses, o local já recebe mais de 30 mil visitantes. Lá, aprendem um pouco mais sobre a criação do universo, os impactos climáticos e as constantes transformações da fauna e da flora.

(*) Crédito das fotos: Chico Rasta /MTur