MTurCurso online e gratuito é oferecido pela plataforma BBA

Trabalhadores que já atuam ou pretendem ingressar no setor turístico terão uma nova chance de melhorar o currículo. O MTur (Ministério do Turismo) reabriu hoje (16) as inscrições para o curso de atendimento a visitantes. Oferecido pelo BBA (Canal Brasil Braços Abertos), o curso é online e totalmente gratuito. 

A capacitação, aberta a qualquer pessoa com mais de 15 anos, pode ser feita no site do canal. O prazo de cadastro termina em 31 de dezembro e o aluno deve concluir o curso até 30 de março de 2020. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressalta que a iniciativa impulsiona avanços no setor. “Nossa gestão tem adotado várias ações para reforçar o turismo, mas isso exige crescente qualificação. Com isso, nós aprimoramos a capacidade de atender bem os visitantes e contribuímos para a geração de emprego e renda no Brasil.”

O curso, com um total de 80 horas-aula, se divide em quatro módulos: Introdução, Atendimento, Comunicação e Temas Transversais. As aulas englobam conteúdos como noções de inglês, ética e marketing transmitidos por meio de jogos e vídeos. 

A conclusão do curso exige que o inscrito some um total de 696 pontos no sistema. Ao final da capacitação, o próprio aluno pode emitir um certificado. Chancelado pelo MTur e pelo IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), a certificação é valida como curso de extensão. 

A plataforma do BBA também oferece atendimento direto aos alunos, pelo email [email protected] ou pelo telefone gratuito 0800 200 8484.

MTur atendimento ao turista: edição anterior

O BBA formou 2.349 pessoas na sua última edição (2018/2019), concluída em 30 de abril deste ano. De acordo com uma pesquisa promovida pelo MTur com alunos do curso anterios, 95% dos que responderam apontaram a flexibilidade de horário e local para estudar como a principal motivação da qualificação. Outros 90% citaram a chance de aperfeiçoamento profissional.

Segundo a pesquisa, 84% citaram a possibilidade de obter um certificado como motivação, e 80% elegeram a facilidade de acesso às aulas. Já 77% indicaram a ampliação das oportunidades de inserção no mercado de trabalho. A pesquisa, realizada entre 16 de maio e 4 de junho deste ano, consultou um total de 480 voluntários.

Em 2018, a plataforma de ensino recebeu mais de 34 mil matrículas. Além do curso de atendimento ao turista, o Canal Gestor do MTur também oferece curso online de gestão turística. 

(*) Crédito da foto: J. Kelly Brito/Unsplash