mtur obrasInaugurado em 2017, teatro de Boa Vista passou por renovações

O MTur (Ministério do Turismo) verificou a entrega de 175 obras de infraestrutura turística no país. No total, os novos equipamentos demandaram investimento de R$ 104,1 milhões. O número é resultado de um levantamento realizado pela ministério, por meio da Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo. 

O levantamento teve intuito melhorar o gerenciamento e monitoramento sobre o desenvolvimento das obras do setor nos municípios brasileiros. A expectativa é de que, até o final do ano, outras 900 obras sejam entregues pelo Brasil.

Entre os projetos entregues estão revitalização de praças, aquisição de equipamentos, construção de centros de eventos e pavimentação asfáltica. Como destaque, a pasta cita a ampliação e reforma da orla do Rio São Francisco, em Penedo (AL). Outra menção honrosa se dá a revitalização do Teatro Municipal de Boa Vista (RR). Obra recebeu mais de R$ 40 milhões em recursos desde o começo das construções, em 2010. 

MTur: mais análises

Ao todo, 23 estados brasileiros tiveram ao menos uma obra entregue no período. Os empreendimentos são realizados, preferencialmente, nos municípios que constam no Mapa do Turismo do Brasil. 

Pela avaliação de Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, os bons resultados são produtos do monitoramento ostensivo iniciado neste ano pela pasta. “Nós temos implementado uma ação de gerenciamento efetivo das obras ativas do ministério, olhando com mais detalhes, identificando quais são os gargalos, quais são aquelas que eventualmente tem pendências de liberação de recursos. Isso só está sendo possível, a partir da realização deste novo processo, que iniciamos neste ano”, destacou.