cnc serviçosSegmento de transporte foi destaque negativo no mês de abril

Mesmo com o primeiro crescimento no setor de serviços em abril (+ 0,3%), ritmo da atividade econômica fez a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) revisar avanço anual do setor. Projeção de crescimento passou de +1,6% para +1,4% em relação com 2018.

O avanço de abril foi o primeiro mensal do setor em 2019, segundo dados da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) do IBGE, divulgada hoje (13). Apesar disso, o setor de serviços acumulou perdas e retraiu 1,8% no primeiro trimestre do ano, o que fez a confederação reduzir as expectativas. Se confirmada, essa taxa representará o primeiro avanço anual do setor desde 2014 (+2,5%).

Segundo avalia Fabio Bentes, economista da CNC, do ponto de vista do crescimento econômico, o primeiro quadrimestre foi perdido. “A cautela nos investimentos, juros em alta para os tomadores na ponta, ociosidade da capacidade instalada e mercado de trabalho fraco impediram o avanço da economia e sugerem elevada possibilidade de baixo crescimento e até mesmo de estagnação no segundo trimestre deste ano”, afirma. 

Na comparação com abril de 2018, o volume de receita de serviços recuou 0,7% em média. 

CNC: segmentos

O subsetor de transportes, termômetro relevante do nível de atividade econômica, voltou a se destacar negativamente. Após acumular perda de 2,6% no primeiro trimestre, na comparação com o trimestre imediatamente anterior, o segmento teve queda de 0,6% ante março.

Destaque positivo para os serviços de informação e comunicação, que cresceram 0,7%. Atenuando a perda de 1,8% de março em frente a fevereiro.
 
Em termos regionais, oito dos 27 estados cresceram nos quatro primeiros meses do ano. Com destaque para São Paulo (+4,0%), Amazonas (+2,9%) e Maranhão (+2,5%).

(*) Crédito da foto: Free-Photos/Pixabay