* De Curitiba (PR) – Especial para o Hotelier News

Salão Paranaense de TurismoAntonio Azevedo, presidente da ABAV-PR e Rafael Greca, prefeito de Curitiba

Uma parceria entre a ABAV-PR e a Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba movimentou e deixou mais apetitoso o coquetel de abertura do 25º Salão Paranaense de Turismo, nesta quinta-feira, 2 de maio, no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. Autoridades, agentes de viagens, profissionais do turismo, imprensa e demais convidados degustaram pratos de oito restaurantes localizados no Centro Histórico. Todos já conhecidos, seja pela tradição ou cardápio diferenciado: Jeito Mineiro, Palco 05 Sentidos, Bela Vivenda, Bar do Alemão, Oriente Árabe, Nonna Giovanna, Brasileirinho e Porcadeiro.

Rafael Greca, prefeito de Curitiba, o primeiro a discursar. Ele salientou que o turismo é sinônimo de geração de emprego e renda. No entanto, ele alertou que é necessário cuidar bem dos destinos, uma vez que uma cidade, estado ou País que não é bom para os seus cidadãos, também não será para o turista. “Temos que cuidar da cidade, pois ela tem que ser boa para o morador. É preciso dar asas à potencialidade desta indústria e gerar empregos”, frisou. O prefeito citou o exemplo do Natal de Curitiba, que foi reformulado e contou com mais promoção no último ano. “Tivemos 60 mil visitantes, o que gerou mais R$ 80 milhões em movimentação para a cidade. Este é um exemplo de como o Turismo pode contribuir para a economia e que pode ser multiplicado por todo o Brasil”, falou.

Para Antonio Azevedo, presidente da ABAV-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná), o envolvimento da Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba com o evento mais tradicional do turismo paranaense, que esse ano completa seu Jubileu de Prata, “vem a abrilhantar ainda mais a cerimónia de abertura do salão e reflete a confiança que a entidade e os empresários do ramo gastronômico têm no evento”. O Salão Paranaense segue até  amanhã (4) no Expo Unimed Curitiba, sempre a partir do meio dia. "Uma edição histórica", afirma Azevedo.

A expectativa dos organizadores é de receber 5 mil participantes nos dois dias do evento. 

25º Salão Paranaense de Turismo: programação

O 25º Salão Paranaense de Turismo movimentará toda Curitiba.  Agentes de viagens, profissionais de turismo, autoridades e imprensa, serão recepcionados hoje com show e coquetel na Ópera de Arame, a partir das 21h. A ação é uma iniciativa do Parque das Pedreiras e do Vale da Música, que pretende apresentar aos participantes do Salão o privilegiado espaço, incluindo dois shows musicais e entrega de kit com informações sobre a Ópera de Arame. Geraldo Rocha, presidente da Abav Nacional, ressaltou a importância do agente de viagens. Para ele, um evento deste porte voltado a estes profissionais evidencia a relevância do agente para a cadeia produtiva do turismo. “Sempre ouço que a profissão do agente de viagens vai acabar, mas não acredito nisso. O que ele precisa sim é se capacitar e estar sempre atualizado, caso contrário pode desaparecer”, afirmou.

A edição deste ano, que comemora seu Jubileu de Prata, tem entrada exclusiva para profissionais do segmento do turismo hoje, a partir do meio-dia. Dia 4, no sábado, a entrada é aberta ao público, para que possa visitar o evento, interagir com agentes de viagens e conhecer serviços, produtos e destinos expostos. O Salão Paranaense de Turismo é idealizado, promovido e organizado pela ABAV-PR . 

(*) Crédito da foto: Jefferson Severino