Com arquitetura arrojada, o Mabu Interludium Iguassu Convention foi concebido
com o objetivo de hospedar visitantes que desejam também realizar os cursos do
CEAEC (Centro de Altos Estudos da Conscienciologia)
(fotos: Peter Kutuchian)

O Mabu Interludium Iguassu Convention foi desenvolvido como um hotel temático, mesmo que ele não seja anunciado assim. É inviável não atrelar o empreendimento ao CEAEC (Centro de Altos Estudos da Conscienciologia), cuja sede está ao lado do meio de hospedagem. Aliás, o hotel fica dentro do bairro de Cognópolis, criado pela entidade e com condomínios onde mora o voluntariado da instituição, fundada pelo professor Waldo Vieira em 1995.

Para se ter ideia do tamanho da entidade, no Brasil existem mais de 15 mil associados. Só em Foz de Iguaçu são 850 pessoas ligadas ao CEAEC. Além disso, está presente em vários países como Argentina, Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, África do Sul, China, Japão, Austrália, entre outros. 

Os bairros Cognópolis também estão inseridos em outros destinos nacionais e internacionais, como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Portugal.

E por que a necessidade de um hotel? Quem responde a pergunta é Everaldo Bergonzini, membro da diretoria do CEAEC: “Realizamos muitos cursos durante o ano todo, e mais de 300 mil pessoas já passaram por aqui. Por isso, decidimos que viabilizar um hotel poderia melhorar a infraestrutura para os cidadãos interessados nos cursos, e também, criar uma forma de custear as despesas”.


Everaldo Bergonzini, do CEAEC, e Willian Lass, gerente geral do hotel

Só em 2015, estão previstos cerca de 80 cursos. Aliás, enquanto você lê esta matéria, dois deles estão sendo ministrados o de Parapsiquismo – Módulo 1 e Técnica Mais 1 Ano de Vida, este último em sua quinta turma.

A chegada ao hotel já cria um frisson, pois a arquitetura de sua fachada chama muito a atenção, parece uma nave interestelar ou uma estrutura futurista, daquela que vemos em filmes de ficção científica.

Por Peter Kutuchian*

Infraestrutura
Situado no tranquilo Bairro Cognópolis, a 7 Km do centro de Foz de Iguaçu, o Mabu Interludium Iguassu Convention conta com 100 UHs (unidades habitacionais) distribuídas em seis pavimentos.

No piso térreo, o hóspede encontra um amplo lobby, bar, restaurante para 250 pessoas e área para eventos com cinco salas com capacidade para atender simultaneamente 760 pessoas.

Como o terreno do empreendimento é em declive, a piscina e a academia de ginástica podem ser acessadas pelo patamar inferior.

A decoração é baseada nos itens que compõe a Holoteca do CEAEC, representada por uma pequena parcela da mega coleção em uma vitrine situada no lobby e por reproduções fotográficas, espalhadas pelos corredores do empreendimento.

Sendo sua concepção desenvolvida na demanda nos estudos da Conscienciologia, o Mabu Interludium é um empreendimento que visa proporcionar a estada condizente com o bem estar, seja para hóspedes que escolham sua hospedagem para frequentar o CEAEC, realizar eventos corporativos ou simplesmente estar em um local calmo, tranquilo e repleto de boas energias.

Hospedagem
Com cem habitações divididas em três categorias – Master, Premium e Suítes – e distribuídas em seis pavimentos, o Mabu Interludium Iguassu Convention tem UHs com um tamanho médio de 27 m².

Todos os quartos são equipados, além das amenidades convencionais, com Smart TV de 42 polegadas, fechaduras por aproximação e aparelhos de ar condicionado split LG – muito silenciosos.

Ao todo, o Mabu Interludium oferece oito suítes, divididas em duas categorias, Master e Premium. Foi nesta última que a reportagem do Hôtelier News ficou hospedada por uma noite. 

Provida de dois ambientes, uma ante sala e um quarto, duas TVs e um amplo banheiro – estrutura que é a única diferença entre as duas categorias. O banheiro das Suítes Master é menor do que a das Premium.

Decoração agradável, atrelada a equipamentos de boa qualidade e um bom projeto de execução de implantação fazem a diferença deste hotel que ainda não tem dois meses de operação.

Destaque também para as vistas dos quartos, repletas de verde e com nenhum edifício nas proximidades, dando um toque bucólico na hospedagem.

A&B, Eventos e Lazer
O restaurante do Mabu Interludium Iguassu Convention ocupa uma boa área do térreo do empreendimento, podendo receber até 250 comensais. Sua estrutura permite também unir seu espaço com a área de eventos, podendo atender as necessidades de coffee breaks. Uma grande parede composta por janelas permite a entrada de luz natural, favorecendo a sua atmosfera.

Comandado pelo chef Pacheco, a gastronomia do restaurante está baseada em pratos regionais e internacionais.

Com cinco salas, o Centro de Convenções do hotel pode atender até 760 pessoas, no formato auditório. Os dois salões maiores, que contam com acesso exclusivo pelo lobby, podem ser unidos, resultando em uma área de 570 m². 

As outras três salas estão diretamente ligadas ao lobby e têm entre 23 m² e 40 m², podendo receber desde oito até 20 pessoas.

Aproveitando o desnível natural do terreno onde está situado o Mabu Interludium, o piso abaixo do térreo não é um subsolo, tendo iluminação natural em uma de suas extensões laterais. É neste pavimento que se encontram a academia de ginástica (ainda em fase de implantação) e a piscina, que é descoberta, porém aquecida.

Vale destacar que o hotel utiliza um sistema de aquecimento por sistema de captação de raios solares, tornando o empreendimento autossuficiente em energia.

CEAEC
Organização científica, cultural, educacional, universalista e apolítica, sem fins lucrativos, fundada em 1995, atualmente administrada pela Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia. 

Seus objetivos são: desenvolver a ciência Conscienciologia e suas especialidades através de atividades educacionais; implantar e manter um ambiente universalista para integração, debate, pesquisa e intercâmbio de ideias; produzir publicações científicas.

Dentre as atividades propulsoras da consecução de seus objetivos destacam-se a promoção de voluntariado e a realização de eventos e projetos científicos e culturais.

Conscienciologia
A Conscienciologia é uma ciência voltada ao estudo da consciência (nós mesmos) em suas mais diversas facetas.  A abordagem difere da ciência convencional porque considera a existência de outras vidas, outros corpos além do físico e múltiplas dimensões onde a consciência pode se manifestar.

O estudo do parapsiquismo, percepção alem dos cinco sentidos, é um dos pilares da Conscienciologia. As manifestações parapsíquicas são entendidas como algo ínscio à consciência, sem cunho religioso ou místico.

As atividades da Conscienciologia, no Brasil e em outros países, são desenvolvidas por meio de 19 Instituições Conscienciocêntricas, especializadas em diferentes assuntos. As organizações oferecem cursos, palestras e infraestrutura para o desenvolvimento e pesquisa da consciência.

Cognópolis
Celeiro de neoideias, a Cognópolis ou Cidade do Conhecimento é um complexo instalado em Foz de Iguaçu, de instituições dedicadas ao estudo da consciência, área de preservação ambiental, empresas e condomínios, localizada no bairro de mesmo nome.

Na Cognópolis se estimula a pesquisa, o debate e a convivência. A Cidade do Conhecimento dispõe de laboratórios de autopesquisa, cursos, palestras lexicoteca, com mais de seis mil dicionários sobre vários temas da Humanidade. 

Constitui ambiente propício às pessoas motivadas entenderem mais a si mesmas, desenvolverem o domínio das energias, a intelectualidade e promoverem mudanças de vida. O nome remete ao latim cognitio (conhecer) e ao grego pólis (cidade). 

Serviço
hoteismabu.com.br/hoteis/interludium
www.ceaec.org.br

* A reportagem do Hôtelier News viajou para Foz de Iguaçu a convite da Hotéis Mabu.