Melhores destinos europeus 2018Uma região italiana foi o destino com melhores indicações em 2018

O guia Lonely Planet elencou os dez melhores destinos europeus lpara viagens em 2018. A lista, chamada de Best in Europe, está na sua 6ª edição e foi montada por especialisats em viagens ao Velho Continente. Além dos destinos tradicionais, o ranking traz surpresas como Albânia e Kosovo.

O primeiro lugar da lista está na Itália, e tem Bolonha como capital. A região líder da disputa é Emília-Romagna, que deixou para trás locais muito visitados como Toscana, no mesmo país; Provença, na França; Cantábria, na Espanha, entre outras localidades. Fatores como a gastronomia de Bolonha e atrações culturais de Ferrara e Rimini foram cruciais para a escolha de Emília-Romagna.

Tom Hall, porta-voz e diretor editorial da Lonely Planet, explica as reazões para montagem e divulgação da lista. "O objetivo é mostrar que há uma variedade de lugares diferentes para se descobrir na Europa", diz. De acordo com o executivo, existe uma preocupação constante com o aumento no turismo em destinos populares na Europa, principalmente no Verão. Por isso, a ideia tentar equilibrar a visitação com a divulgação de outras localidades.

Hall fala também sobre a primeira colocação. “É possível encontrar de tudo um pouco na região italiana da Emilia-Romagna, que não perde em nada quando comparada a outros destinos bastante populares da Itália", assegura. "No entanto, os destinos que fogem do comum são aqueles que os viajantes europeus querem visitar agora.” completa.

As indicações do guia são muito conhecidas no segmento. O Brasil, inclusive, já participou de rankings promovidos pelo site em anos anteriores.

Melhores destinos europeus

Mesmo com a presença de países conhecidos, como Itália, Espanha e Grécia, a  diversidade tomou conta do ranking deste ano. Confira na lista abaixo:

  1. Emilia-Romagna, Itália
  2. Cantábria, Espanha
  3. Friesland, Holanda
  4. Kosovo
  5. Provença, França
  6. Dundee, Escócia
  7. Ihas Cíclades, Grécia
  8. Vilnius, Lituânia
  9. Vale Vipava, Eslovênia
  10. Tirana, Albânia

(*)  Crédito da foto: ClarissaVannini860/pixabay