Durante o primeiro dia da feira Hotelga 2007, a reportagem do Hôtelier News conversou com exclusividade com os presidentes das duas entidades mais importantes da hotelaria na Argentina: Guillermo Lavallén, da Asociación de Hoteles de Turismo de la República Argentina (AHT), e German Pérez, da Federación Empresaria Hotelera Gastronómica de la República Argentina (Fehgra).

Lavallén se mostrou entusiasmado na abertura da feira e relembrou as origens do evento. “A Hotelga nasceu há cinco anos com a idéia de unir hoteleiros e seus fornecedores da região com o objetivo de buscar a excelência na qualidade.” Ele destacou a importância da feira ser o elo entre fornecedores e expositores de diferentes locais da Argentina e da América do Sul.

Questionado sobre os meios para alcançar a excelência, Lavallén foi claro: “um do pilares é que o turismo seja tratado como uma política de estado. Por outro lado, a excelência é alcançada otimizando todos os parâmetros de cada hotel, em benefício do setor.”

 

Em relação à importância da feira, Pérez disse que “a Hotelga é um evento muito importante para nós, já que reúne a maioria dos fornecedores, permitindo a eles também conhecerem seu âmbito natural”. Já sobre a mostra de equipamentos, o executivo declarou estar satisfeito: “há uma boa oferta e muitos lançamentos que ainda nem se encontram à venda fora daqui”, revelou.

Indagado sobre as projeções do setor para o futuro, Pérez comentou que “são as melhores, já que a atividade deu um salto qualitativo em relação aos últimos anos. O setor representa cerca 2,4% do pib na Argentina, recrutando diretamente 420 mil trabalhadores e indiretamente cerca de 1 milhão de pessoas.”

“O turismo é uma atividade que tem crescido muito e, felizmente, saímos de uma situação complicada. As políticas dos secretários de Turismo foram constantes e com o mesmo objetivo, favorecendo todo o setor e, o mais importante, com avanços e sem retrocessos”. finalizou Pérez.
(Yanina Lo Giudice)

Serviço
www.hotelga.com.ar