João PessoaCorredor turístico revitalizado passa pelo Centro Histórico

A capital paraibana terá um corredor turístico reformado. João Pessoa anunciou nesta semana que a região terá 12 vias e duas praças revitalizadas, com padronização das calçadas, iluminação e fiação embutida no subsolo. Serão investidos R$ 5 milhões com as mudanças, recursos do programa PAC Cidades Históricas.

O objetivo do projeto é criar uma rota de circulação de locais e visitantes, começando pela orla e terminando no Porto do Capim, considerado o "berço" da cidade, passando antes pelo Centro Histórico. Ela faz parte do programa da Prefeitura Municipal (PMJP) "Caminhos da História", que tem como objetivo agregar mais valores ao local.

As obras começam pela Praça Dom Ulrico, ao lado da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, que já foi interditada. Além dela, passarão pelas intervenções a Praça da Socic, a Fonte dos Milagres e 12 vias: Ladeira da Borborema, Beco dos Milagres, Trecho da Rua da Areia entre a Ladeira da Borborema até a Maciel Pinheiro, Rua Augusto Simões, Ladeira São Francisco, Travessa São Francisco, Rua Padre Antônio Pereira, Rua Henrique Siqueira, Rua João Suassuna, Avenida Visconde de Inhaúna e Rua Frei Vital.

Graco Parente, secretário-adjunto do Turismo de João Pessoa, conta que o projeto é um investimento que contempla uma série de ações que estão sendo desenvolvidas no Centro Histórico, como a recuperação edifícios e monumentos históricos como do Hotel Globo, Conventinho e da Vila Sanhauá. 

“As ações valorizam ainda mais a cidade e inserem João Pessoa não só como um destino de praias, mas além disso, roteiro cultural”, explica Parente.

A data do término das obras não foi divulgada.

João Pessoa: programas

O Caminhos da História continua as ações da gestão municipal, que já entregou obras como a reforma do Hotel Globo e da Casa da Pólvora, além da Vila Sanhauá, na Rua João Suassuna. “Temos ações na orla e um projeto de requalificação do Centro e a Beira Rio funciona como uma ligação na medida em que ganhou novas calçadas e ciclofaixas”, diz Daniela Bandeira, secretária do Planejamento.

De acordo com ela, os limites em obras nas partes históricas impedem a expansão das ciclofaixas na região, mas as ruas ganharão calçadas em cimento rústico e equipamentos de acessibilidade.

“Cada pedra será removida, limpa e virada para dar um padrão uniforme ao piso. É um trabalho manual, minucioso e demorado”, finaliza a secretária.

(*) Crédito da Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de João Pessoa