Vanessa Vilela - IO - Inteligência em OcupaçãoUma das idealizadoras do projeto, Vanessa está no setor há 15 anos

Otimização de tempo, análise de oportunidades e obtenção de informações online. Baseado nesses três pilares e na necessidade de melhorar a rentabilidade da operação hoteleira, surgiu a plataforma IO – Inteligência em Ocupação. Integrada ao PMS (Property Management System) do meio de hospedagem, a ferramenta aponta dados da cesta competitiva da propriedade, sugere precificação de diária, flutuação de tarifa e formatação de metas conforme dados de ocupação e demanda.

"Em suma, é um sistema tecnológico de apoio ao gestor comercial e ao líder de RM (revenue management)", sintetiza Vanessa Vilela, diretora Comercial da empresa, em entrevista ao Hotelier News. De acordo com a executiva, a plataforma é ideal para o auxílio desses profissionais, que acabam dedicando muito tempo a pesquisas de mercado e compreensão da concorrência. "Nossa intenção é entregar uma base de informações mais sólidas e assim permitir que os gestores utilizem seu tempo à elaboração de estratégias", completa.

Vanessa explica que o começo da relação entre hotel e aplicação se dá com o entendimento das necessidades apresentadas pelo meio de hospedagem. "Cada caso é muito específico. Mas em todos eles o que pretendemos é fazer com que o empreendimento aproveite melhor as oportunidades, alcançando melhor ocupação e rentabilidade", afirma. 

A despeito das particularidades de cada estabelecimento, a fase primordial, segundo a diretora, é entender se a tarifa está dentro do que o mercado de cada região pede. É a partir daí que o trabalho é iniciado, com ajuste de tarifas e fixação de metas. Num momento seguinte, a plataforma pode até sugerir flutuações, sempre submetidas à aprovação do gerente. De acordo com essa confirmação é criado um tarifário automático para o período, com base na paridade e respeitando o acordo de parceria com cada player de venda.

Tais dados para tomadas de decisão podem ser observados com a ferramenta painel do gestor. Esse instrumento oferece diariamente informações de faturamento e previsão de faturamento, ocupação e previsão de ocupação, concorrência diária e market share por player referente ao período pesquisado.

Versatilidade e lançamento do IO

Atuando no segmento de turismo há 15 anos e com passagem por unidades como o Porto Seguro Praia Resort, Vanessa comenta que desde a confecção da plataforma houve uma preocupação constante: tornar o produto usual e fácil de lidar. Isso porque a ideia é que hotéis de variados tipos e segmentos possam incorporar a ferramenta. "Procuramos criar uma interface bem intuitiva para que todo hotel pudesse manusear sem dificuldades", conta.

Nos hotéis que contarem com a ferramenta, o IO presta uma consultoria in loco e suporte à distância para eventuais dúvidas.

O produto está em utilização em três hotéis pelo Brasil. O lançamento oficial dele, no entanto, ocorre em setembro. 

(*) Crédito da foto: Filip Calixto/Hotelier News