A realização do “I Encontro Nacional de Confrarias do Vinho” em Bento Gonçalves, dia 28 de julho, já está mobilizando os primeiros confrades que estão confirmados no evento que irá valorizar o vinho brasileiro, a gastronomia, cultura, além do enoturismo local e regional.

É o caso da Confraria do Vinho de Bento Gonçalves, criada há mais de 20 anos, com 32 integrantes efetivos. Os membros reúnem-se mensalmente com degustações temáticas, além de visitas e viagens para conhecer vinícolas e regiões produtoras. Foram mais de 200 visitas em mais de 140 vinícolas de diferentes países.

De acordo com o diretor de patrimônio da Confraria, Marcelo Taffarel, o Encontro irá “proporcionar o estreito relacionamento com outras confrarias, fazendo com que as pessoas conheçam mais o mundo do vinho”, comentou.

A AMAVI Serra Gaúcha (Associação das Mulheres Amigas do Vinho), com 19 anos de atuação, é a garantia da presença feminina no evento. São atualmente 52 confreiras que se reúnem nas primeiras quartas feiras do mês. Este ano os encontros têm sido com o foco em vinhos nacionais. 

Para Beatriz Dreher Giovanini, uma das representantes da Associação, o I Encontro Nacional de Confrarias do Vinho “será uma nova era para os vinhos brasileiros. A nossa indústria que é responsável por boa parte da economia da região precisa cada vez mais de divulgação, pois temos um terroir diferenciado”, disse.

A Confraria Vinum Vita, há dez anos em atividade e que iniciou com um grupo de estudantes do Curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia do IFRS, conta com 23 profissionais do setor. Os encontros são realizados mensalmente com degustações às cegas. 

Um dos confrades, Andrei Belle, salienta que “o evento será um grande momento de reunião dos apaixonados por vinho, sejam profissionais ou entusiastas. Uma excelente oportunidade de divulgarmos a qualidade e diversidade da produção da nossa região”, afirmou.

O “I Encontro Nacional de Confrarias do Vinho” tem na programação palestras técnicas na Fundação Casa das Artes e a festa intitulada “O Encontro das Taças”, com degustação de vinhos e espumantes, jantar em ilhas gourmet e atrações musicais integrando os vários ambientes para confrades e confreiras de todo o país no Centro Empresarial de Bento Gonçalves.

Além da promoção do BCB – Bento Convention Bureau, a agência oficial é o Grupo Giordani Turismo, com a organização da Moura & Comunicação Eventos. Apoiam ainda o evento a Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura de Bento Gonçalves, CIC (Centro da Indústria, Comércio e Serviços), CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Wine South America- Feira Internacional de Vinhos – e SEGH (Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho).

Para efetuar a inscrição acesse o site. Para outras informações, [email protected] ou (54) 3055-4145.

(*) Crédito da imagem: divulgação