CNC consumo famíliasComércio varejista também apresentou alta no volume de vendas

Com maior otimismo em relação à situação financeira, famílias brasileiras estão planejando gastar mais em fevereiro. Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a intenção de consumo é a maior para o mês em quatro anos. Alem disso, o índice é 13,1% superior ao registrado em igual período de 2018.

Na comparação com janeiro, também houve alta na ICF (Intenção de Consumo das Famílias), dessa vez de 2,7%. No primeiro bimestre, o indicador acumula alta de 8% frente aos primeiros dois meses de 2018. 

Os números acompanham o aumento do otimismo para o consumo familiar, que se percebe desde o fim do ano passado. Segundo Fabio Bentes, economista da CNC, a melhora é resultado de um cenário econômico mais favorável do que em 2018.

“O cenário de inflação baixa e de queda gradual do desemprego tem impulsionado o consumo das famílias nos últimos meses. Além disso, a sinalização de que os juros básicos deverão permanecer inalterados no curto prazo contribui para o resgate das condições de consumo a prazo”, explica Bentes. O economista que acrescenta que a intenção de consumo deve continuar crescendo nos próximos meses.

Ainda assim, segundo última pesquisa Focus, do BC (Banco Central), economistas pioram previsão para PIB.

CNC: mais dados

Pelo terceiro mês consecutivo, todos os componentes da pesquisa registraram taxas de variação positivas. Momento para Duráveis (+4,4%), Perspectiva de Consumo (+3,4%), Compra a Prazo (+3%) e Renda Atual (+2,8%) foram os subindicadores que mais impulsionaram o ICF.

Em relação ao comércio varejista, os índices superaram o período de recessão. Em 2017, as vendas no comércio avançaram 4%, número que subiu para 5% no ano passado (sempre em comparação com o ano anterior). Para 2019, a CNC estima que o volume de vendas do varejo cresça 5,6%, na comparação com 2018.

(*) Crédito da foto: StockSnap/Pixabay