Watson Assistant - inteligência artificialSegundo a IBM, aparelho oferta serviço proativo e personalizado

A IBM anunciou, semana passada, o lançamento do Watson Assistant. O gadget, que pode ser acessado via voz ou texto, faz uso da Inteligência Artificial para oferecer serviços proativos e personalizados. O aparelho pode ser incorporado a qualquer coisa, do carro ao varejo, passando ainda obviamente por um quarto de hotel.

Segundo a IBM, o grande diferencial em relação a tecnologias similares é que o equipamento aprende continuamente com os usuários. Isso faz com que o gadget, a partir da interação com os consumidores, conheça suas preferências, ofertando um atendimento personalizado. Hoje, aparelhos concorrentes “apenas” respondem a cada comando com base em informações genéricas disponíveis publicamente. Para contextualizar, é isso que o Siri oferta aos usuários do sistema iOS, disponível nos smartphones da Apple.

O Watson Assistant combina uma compreensão do usuário com fatores contextuais adicionais, como sua localização e hora do dia. Com isso, é capaz de antecipar suas necessidades e fazer, de maneira proativa, recomendações pertinentes, garante a IBM

Watson Assistant

O aparelho pode ser personalizado para diferentes ações e, com a permissão do usuário, empresas podem compartilhar esses dados. Isso possibilita que, ao chegar a um local, tudo possa ser personalizado aos gostos e preferências de cada pessoa. Obviamente, isso só será possível se, além do indivíduo, os lugares visitados utilizem o Watson Assistant.

Segundo a IBM, a tecnologia pode ser perfeitamente utilizada pelo mercado de turismo, oferecendo experiência personalizadas em viagens. Exemplo: se o voo do usuário estiver atrasado, o Watson Assistant automaticamente atualizaria reservas de hotel ou de carro. O aparelho também pode adiantar o check-in de hóspedes a partir do momento que o avião pousar no destino. As possibilidades são muito amplas, diz a IBM. Para entender melhor sua aplicação no setor de hospitalidade, veja um vídeo (em inglês) aqui.

O Watson Assistant é mais uma novidade nesse concorrido mercado de gadgets comandados por voz, que vem ganhando espaço na hotelaria. A Roxy, por exemplo, lançou recentemente uma tecnologia similar baseada em Inteligência Artificial.

(*) Crédito da foto: geralt/Pixabay