Compilando os principais destaques do ano, a última notícia de 2014 faz um resumo da temporada com as principais movimentações de profissionais, aberturas, planos estratégicos de expansão, matérias especiais de mercado e alguns exemplos do tradicional in loco.

Abaixo é possível conferir, mês a mês o que de mais importante ocorreu nos últimos 12 meses num ano extremamente movimentado e repleto de grandes eventos.

Boa leitura!

Janeiro
Com o ano começando, alguns índices financeiros de grandes redes e anúncios de expansões ganham destaque entre as notícias diárias. No mercado do Sul brasileiro, uma rede comunica um projeto de 19 novas unidades; na parte Sudeste, duas outras companhias brasileiras focam em ações nos mercados de São Paulo e Minas Gerais. Outro grupo brasileiro também ganha notoriedade por manter a administração em um empreendimento de Florianópolis.

Também com grande impacto no cenário nacional, um balanço mostra recorde de faturamento na região da América Latina; outro, R$ 653 milhões em negócios realizados. No Rio de Janeiro, um icônico hotel do bairro do Leblon é comprado. 

A reportagem do Hôtelier News também visitou e fotografou um empreendimento em Nova York (EUA).

Para fechar algumas das notícias mais importantes, saiba qual foi a rede que anunciou sua reestruturação e expansão.

Para saber quais são as notícias mais importantes de janeiro, clique nas fotos abaixo:

Feveiro
No mês de fevereiro, as notícias relativas ao mercado brasileiro começaram a ganhar intensidade. Uma rede mineira anunciou a abertura de nove empreendimentos, uma cadeia nacional ampliou sua presença no Estado de São Paulo e um dos grandes meios de hospedagem da capital paulista começou a ser administrado por uma companhia espanhola.

O período ainda reservou mudanças para alguns executivos. Um conhecido profissional deixou um resort no Centro-Oeste depois de oito anos e houve mudança significativa no setor de Vendas de uma das companhias do Sul do País.

Os efeitos da Copa do Mundo ganharam destaque, assim como uma parceria entra rede brasileira e uma norte-americana.

Na agenda de matérias especiais, um debate sobre as franquias e uma visita ao único edifício Grand Mercure do Brasil.

Confira abaixo, clicando nas fotos, quais foram as notícias mais importantes de fevereiro no Hôtelier News.


 

Março
O terceiro mês de 2014 marcou a entrada de uma nova rede no mercado nacional e ampliação de presença de uma forte rede no cenário mineiro. Este também foi o período que apresentou algumas frações da asiática Cingapura ao leitor do Hôtelier News

Uma das mais fortes companhias brasileiras do cenário turístico apresentou recorde em rendimentos, tal qual uma instituição do ramo de hospedagem. Uma rede portuguesa anunciou o novo executivo para o mercado brasileiro, e uma entrevista mostrou o planejamento de crescimento de uma das companhias mais forte do Espírito Santo.

Outros destaques foram o anúncio de um novo hotel no interior de São Paulo e uma parceria incorporadora administradora é repetida em território paulista.


 

Abril
O mês de abril marcou a realização da quarta edição do Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional), numa homenagem aos principais nomes do mercado hoteleiro durante o último ano. No mesmo período, algumas redes anunciaram novas unidades: uma companhia paulistana ampliando seu alcance, uma sulista aumentando a presença no Rio Grande do Sul e uma internacional chegando a uma cidade do interior.

O mês também destacou a chegada de um grupo nacional a Cuiabá e a compra de um hotel independente na capital paulista. No quesito carreiras, um executivo também escolheu esse mês para trocar uma empresa mineira por uma internacional.

Nas matérias especiais, uma visita a um ícone da hotelaria caribenha e os detalhes de um projeto hoteleiro ambicioso.


 

Maio
O quinto mês de 2014 começou com o anúncio de um grandioso projeto de expansão de uma rede nacional e com a realização de um evento que debateu as principais tendências do mercado da hotelaria e incorporação nacional.

No Rio de Janeiro, uma cadeia de hotéis assumiu a operação de uma das principais unidades da cidade, um edifício icônico teve seu proprietários conhecidos por meio de uma decisão do STJ e a reportagem conheceu de perto um dos empreendmentos do BHG.

Na região Sul, um dos grupos hoteleiros anunciou sua entrada na gama de hotéis de classificação econômica com a criação de uma nova bandeira e um resort catarinense destacou seu projeto de quadruplicação de oferta.

Às vésperas do início da Copa do Mundo, o tema também apereceu com um levantamento de diárias comercializadas e um compilado dos hotéis que receberam as seleções.

Junho
O sexto mês do ano testemunhou a chegada de alguns profissionais em novos caminhos. Uma rede portuguesa e um resort do Centro-Oeste apresentaram novos executivos em sua gestão, e um conhecido estrangeiro assumiu um dos grandes hotéis cariocas.

Entre as redes internacionais, uma francesa divulgou grande projeto de expansão, uma norte-americana colocou edifício no Rio de Janeiro à venda e uma espanhola mostrou os valores investidos numa unidade nordestina.

Representando as companhias nacionais, uma empresa que abriu três novas unidades em Belo Horizonte.

Completando a lista de junho, uma visita mostra um dos principais hotéis do litoral paulista e uma entrevista desvenda a área de Recursos Humanos na hotelaria. 

Julho
Em julho, os principais destaques foram algumas reportagens especiais. Durante o mês, visitamos um novo cinco estrelas de São Paulo e um resort longe de praias e de grandes capitais. A reportagem também entrevistou um experiente executivo que chegou este ano a uma operadora de alcance nacional, e desvendou alguns detalhes do mercado de condo-hotéis.

O período também marcou a expansão de uma bandeira Accor e a chegada de marca internacional para o cenário brasileiro.

Na Bahia, um workshop movimenta as ações, em São Paulo foram divulgados alguns índices referentes ao mundial de futebol e em Goiás um resort reabre seu hotel mais antigo.

Agosto
Em agosto, vimos uma executiva conhecida no mercado deixar a casa onde estava há 17 anos, e dois lançamentos: de um complexo com dois empreendimentos no Rio de Janeiro e o da ampliação em um dos hotéis próximos ao aeroporto de Guarulhos (SP).

O período ainda revelou a desenvoltura e o planejamento de expansão de duas redes sulistas, e um trio de hotéis de uma só rede na capital paulista. Já no Paraná, um casal assumiu a administração de um resort.

Completando o período, a reportagem conheceu um dos novos hotéis do litoral paulista e noticiou o lançamento de um curso de revenue management para fornecedores.

Setembro
Durante o mês de setembro ocorreu um dos eventos mais importantes do setor turístico no País. Neste encontro, algumas informações impactantes foram reveladas, entre elas a expansão de um grupo carioca e a entrada de uma outra companhia no mercado do Centro-Oeste.

Em estudo revelado nesse período, foi evidenciado o crescimento dos números hoteleiros no Brasil, que ficou evidente com o anúncio da chegada de uma nova bandeira e com a expansão de uma rede piauiense.

Na região Sul, visitamos um dos hotéis mais conhecidos de Curitiba. No Sudeste, a criação de um centro de convenções que promete dividir águas no mercado brasileiro. 

Completando os destaques uma empresa francesa confirma 40 novos contratos durante o ano.

Outubro
Em outubro ocorreu uma das grandes transações do ano com a compra de uma gigante nacional por um grupo de investimentos norte-americano. Outra notícia de grande impacto foi a saída de uma rede de um tradicional edifício de Curitiba.

Vale destaque também para a ampliação de outras quatro redes nacionais que aninciaram novos empreendimentos. Em São Paulo, os impactos da Fórmula 1 são estimados pela administração municipal.

Um evento de capacitação provovido pelo Hôtelier News e o lançamento de uma nova ferramenta tecnológica completam os destaques do mês.

Novembro
Durante o mês de novembro um destaque especial para a chegada de uma organização norte-aemricana no mercado bresileiro. A movimentação nos profisisonais no mercado também chamaram a atenção.

Na parte de novos destinos uma visita por uma cidade estadunidense. Em eventos, uma premiação de uma premiação internacional para empreendimentos brasileiros.

Completando os destaques a movimentação no mercado do Rio de Janeiro com novos hotéis e a mudança de administração de um hotel curitibano.

Dezembro
Último mês do ano, dezembro, reservou boas surpresas ao mercado brasileiro de hotelaria. Entre as principais notícias, o plano de expansão de uma companhia internacional em São Paulo e Rio de Janeiro, e um estudo que desvendou a possibilidade de superoferta para 2015.

No Sul do País, a inauguração de uma praia termal num resort; e no Nordeste, um grande projeto que contará com um hotel. Com o mercado nacional aquecido, uma rede brasileira projeta seu primeiro hotel internacional.

A chegada de uma nova marca ao Brasil, a venda milionária de uma marca de hotéis butique, a criação de franquias e uma visita a um empreendimento de Belo Horizonte completam os destaques do mês.

Serviço
www.hoteliernews.com.br