A Leucotron, empresa que iniciou a sua operação há 34 anos fabricando equipamentos para laboratórios médicos, especializando-se em telefonia a partir de 1988 e consolidando-se nos anos seguintes na área da tecnologia para a hospitalidade, lança na Equipotel 2017, que acontece até quinta-feira (14) no São Paulo Expo, a solução To.Do Hotel, sistema de governança hoteleira que visa agilizar a limpeza e liberação dos apartamentos em hotéis.
 
Frederico Moraes, head de Novos Negócios e Inovação da empresa e responsável pelo projeto, explicou ao Hôtelier News as funções da solução. “Trata-se de um sistema que sana todas as lacunas encontradas em uma operação comum, onde as camareiras e a governanta esbarram em ruídos de comunicação que acabam por atrasar a liberação dos apartamentos e consequentemente, a venda dos mesmos nos canais de distribuição”, diz o executivo.
 
O sistema possui quatro passos que são acompanhados em tempo real pela governança (pelo computador ou tablete), pela recepção e automaticamente pelo PMS da unidade. São eles: seleção de camareiras, tipos de distribuição de limpeza, remanejamento de limpeza e conclusão de distribuição.
 
Cada camareira mantém consigo um dispositivo móvel no qual vai atualizando o status da limpeza, a constatação de objetos para o achados e perdidos e a conclusão dos serviços, permitindo que o apartamento seja automaticamente disponibilizado para outro hóspede tanto pela recepção quanto pelos canais diretos e terceiros.
 
Além disso, a ferramenta permite ainda ao gestor, acompanhar o desempenho das profissionais por meio de rankings como o de tempo médio gasto por quarto, e o total de quartos limpos por dia. A solução também permite a comunicação entre os colaboradores, eliminando a necessidade de uso do aplicativo WhatsApp.
 
“Percebemos que o WhatsApp não era a melhor ferramenta, porque ao visualizar a mensagem, o colaborador se distrai com outras de cunho pessoal. No To.Do Hotel, toda a comunicação é estritamente profissional e a governança pode inclusive enviar mensagens a todos simultaneamente, em casos de comunicados gerais”, destaca Moraes.

* Foto de capa: Hugo Okada