sustentabilidadeBrasil terá usado todos os recursos renováveis deste ano amanhã (31)

Ontem (29), a humanidade atingiu o limite de consumo sustentável de recursos regeneráveis disponíveis neste ano. A data, chamada de Dia da Sobrecarga da Terra, é calculada desde 1970 pela GFN (Global Footprint Network) e chegou três dias mais cedo do que em 2018. A instituição sugere possibilidade de inverter o cenário realizando ações e atitudes mais ecológicas. Para os hotéis, existem várias maneiras de contribuir para um mundo sustentável. 

A cada ano, a população mundial consome cada vez mais, e cada vez mais rápido, esses recursos. Em 1971, primeiro ano de sobreconsumo global, a data foi em 21 de dezembro. Para chegar a essa data, a GFN parte de uma média global. Alguns países, por sua cultura, quantidade de recursos naturais e desenvolvimento, consomem mais rápido do que outros. 

Segundo cálculo, o Catar, por exemplo, teria chegado em sua data limite nos primeiros 42 dias do ano. Os Estados Unidos esgotaram seus recursos no dia 15 de março, enquanto a Alemanha em 3 de maio. No caso do Brasil, será neste 31 de julho.

Os efeitos desse consumo desenfreado são cada vez mais visíveis. Segundo a GFN, o uso insustentável de recursos pode ser notado por meio do desmatamento, da erosão do solo, da perda de biodiversidade ou do aumento do CO² na atmosfera terrestre. “Este último leva a eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes", afirma a instituição em relatório. No Brasil, por exemplo, o volume e calendário da chuvas já está sendo afetado. Temporais fora de época e cada vez mais fortes do que o esperado, como em São Paulo e no Rio de Janeiro, são pequenas amostras disso.

Dia da Sobrecarga da Terra: há como reverter o cenário

A avaliação da GFN não é de todo pessimista. Segundo a organização, se o Dia da Sobrecarga fosse adiado cinco dias por ano, até 2050, o consumo global poderia se igualar aos recursos disponíveis no planeta. Para isso, porém, é necessário uma forte redução no consumo, além da implementação de práticas mais sustentáveis. Substituir, por exemplo, 50% do consumo de carne por comida vegetariana iria mudar data da sobrecarga em 15 dias. Sendo 10 dias somente pela redução das emissões de metano pelo gado.

Para a hotelaria, adotar um estilo de consumo mais sustentável não só melhora a pegada ecológica do planeta, como torna o empreendimento mais atraente para gerações mais novas. Divulgada recentemente, pesquisa da Booking.com sobre os hábitos de consumo da geração Z deixa isso latente. Com esse intuito, o site Lodging Econometrics separou cinco dicas para incluir “sustentabilidade” como uma das prioridades do seu empreendimento. 

sustentabilidadeFontes de energia renováveis elevam pegada ecológica dos hotéis

1 – Instalar equipamentos fitness sustentáveis

O equipamento de fitness tradicional é frequentemente mantido em funcionamento mesmo quando não está em uso. Desperdiçando energia elétrica. Uma solução simples é usar equipamento de cardio sem fio, que não requer energia. Equipamentos de condicionamento físico sustentáveis ​​que não apenas reduzem a energia, mas também a geram capturando energia humana, também são mais uma aternativa ecológica. 

2- Lâmpadas de LED

Mudar de lâmpadas fluorescentes compactas (CFL) para luzes LED pode ajudar os hoteleiros a reduzir o consumo de energia. Os LEDs são 90% mais eficientes que as lâmpadas incandescentes, duram mais e gastam menos energia para fazer o mesmo trabalho. 

3- Usar detectores de movimento

Outra maneira de economizar energia é incorporar sensores de ocupação aos quartos. Os quartos do hotel são normalmente deixados vazios ou sem uso durante o dia. No caso de um hóspede esquecer de desligar as luzes, os sensores de ocupação determinarão quando não há atividade para desligar as luzes.

4 – Incorporar fontes de energia sustentáveis

A instalação de fontes de energia sustentáveis, como painéis solares, pode ser um compromisso de maior escala para diminuir o consumo de energia de uma propriedade. No local certo, como o teto de um hotel ou uma área de terra com painéis solares, pode reduzir a necessidade e o custo de eletricidade ou gás de maneira sensível.

5 – Instale janelas com eficiência energética

Outra maneira de os hotéis diminuírem custos de aquecimento e eletricidade é instalar janelas com tecnologia inteligente, como vidro eletrocrômico. Esse tipo de material permite que os usuários controlem a quantidade de calor ou luz que passa pelo vidro, dando aos hotéis a capacidade de regular a temperatura ou a luz natural.

(*) Crédito da capa: Nikola Jovanovic/Unsplash

(**) Crédito da foto: Photo by Chelsea on Unsplash