MTur

A hotelaria nacional aumentou seu otimismo para o próximo ano. Em levantamento do MTur (Ministério do Turismo), 44,8% dos 719 meios de hospedagem entrevistados disseram acreditar em crescimento no faturamento para 2019. 

Outro fator que chama a atenção dentro do relatório são os investimentos realizados. Cerca 46% dos pesquisados afirmaram ter intenção de fazer novos investimentos em suas propriedades. Dentro desse contingente, 13% estão certos de que irão fazer esses aportes até março de 2019.

De acordo com Vinicius Lummertz, ministro do Turismo, os dados refletem o impacto da iniciativa privada na economia brasileira.

“Hotéis compram mais de 6 milhões de roupas de cama e banho, 120 mil televisões e 140 mil telefones de indústrias no Brasil”, afirma. “Dessa maneira, a geração de empregos está automaticamente vinculada ao setor, mostrando sua transversalidade econômica do mercado de viagens", complementa.

MTur: outros números

A percepção sobre o aumento ou manutenção do número de empregados também cresceu, indo de 17,7% para 22,1%. O otimismo em torno dos serviços ofertados saltou para 43,1% de julho a setembro, em comparação com os 37,6% apurados na pesquisa realizada entre abril e junho.

Se constatou também que o empresariado consultado está mais confiante no aumento da rentabilidade do setor turístico. 

A pesquisa completa pode ser acessada neste link .

(*) Crédito da foto: Marten Bjork/Unsplash