GramadoO festival acontece na 2ª quinzena de agosto

De 17 a 25 de agosto, os hotéis da Serra Gaúcha, em especial de Gramado (RS), preveem números positivos em função do tradicional festival de cinema da cidade. Em contato com a reportagem do Hotelier News, duas das maiores redes com atuação na região relataram expectativa de 100% de ocupação.

Em razão do início do Inverno, afirmam Laghetto Hotéis e Encantos Hotéis, a procura pelo destino no período já é grande. A leva de turistas começa a aumentar em julho com as férias escolares e se intensifica com o festival, que está em sua 46ª edição.

A Encantos Hotéis conta com cinco unidades – de lazer e corporativo – em Gramado (RS). Em um paralelo traçado entre o evento de 2017 e de 2018, Patrícia Brum, gerente de Marketing da rede, cita que se espera uma melhora neste ano. Para ela, a crise econômica prejudicou a ocupação hoteleira na cidade durante a 45ª edição do festival.

"O período de realização do festival é como um feriado para nós, e a expectativa é alta. Na semana do evento, principalmente, todos os nossos hotéis da região são cotados para operarem em 100%", revela Brum.

Gramado: reservas na última hora

Já a Laghetto Hotéis, que recentemente inaugurou um novo empreendimento em Porto Alegre, atua com um portfólio de 15 unidades no estado, 10 delas em Gramado e Canela, na Serra Gaúcha. A alta oferta da rede é igualmente correspondida durante a realização do encontro da sétima arte.

Segundo Luis Paulo Yamaguchi, gerente de Marketing do grupo, o festival mexe muito com a cidade durante o mês de agosto. No último final de semana do evento, segundo o porta-voz, é quando Gramado (RS) recebe o maior número de visitantes.

"Para a Laghetto Hotéis, as semanas de realização do Festival de Cinema são ótimas, principalmente nos finais de semana", diz. "Para este ano, nosso sentimento é de que os turistas estão deixando para fazer as reservas na última hora", conta o executivo.

Na avaliação de Yamaguchi, o principal motivo para isso acontecer foi a Copa do Mundo. Segundo ele, o viajante brasileiro postergou suas reservas até o término do evento. “Estamos com uma alta ocupação (acima de 90%) no primeiro final de semana do festival. Para o último, contudo, ainda temos bastante disponibilidade”, diz. 

"Semelhantemente aos anos anteriores, a expectativa é de lotação em todos os hotéis. A ocupação de segunda à sexta deve ser boa, mas nos finais de semana deve ser muito melhor, atuando próximo a 100% de ocupação", finaliza o profissional.

(*) Crédito da Capa: Divulgação/Prefeitura de Gramado (RS)