Projeto de construção do empreendimento segue padrões de sustentabilidadeProjeto de construção do empreendimento segue padrões de sustentabilidade

Recém-inaugurado em Playa del Carmen, no México, o Hotel Xcaret México recebeu o certificado EarthCheck em Planejamento e Design. A certificação internacional é dada a empreendimentos que, em seus projetos de arquitetura e construção, garantam a sustentabilidade dos ecossistemas nos quais se inserem.

O resort foi o primeiro empreendimento das Américas a receber a certificação da EarthCheck, organização formada por consultores especializados em sustentabilidade. De acordo com a consultoria, o Hotel Xcaret México recebeu o certificado por conta do planejamento e estudos geológicos, ambientais e aquáticos conduzidos para conclui-lo.

“O bom design deve incorporar métricas operacionais e adotar uma abordagem de sistemas completa. Os padrões EarthCheck são estruturados para ajudar os projetos de turismo a se tornarem não apenas ótimos lugares para visitar e trabalhar, mas também para melhorar a qualidade de vida das comunidades locais”, explica Stewart Moore, CEO e fundador do EarthCheck.

Sustentabilidade em foco

A sustentabilidade é, de fato, um dos principais pilares do Hotel Xcaret México. O resort tem programas para o uso consciente de água e eletricidade, além de impulsionar a economia da região e reduzir a emissão de gás carbono. O design arquitetônico ecointegrativo foi trabalhado e adaptado à paisagem tropical local. Além disso, o projeto foi cercado de cuidados para preservar o habitat em que está localizado, no coração da Riviera Maya.

Inaugurado em dezembro do ano passado, o empreendimento consumiu US$ 350 milhões em investimentos. Sua estrutura conta 900 suítes (espalhadas por cinco edifícios), 19 restaurantes e bares, salas para reuniões e centro de convenção para até 2 mil pessoas. A parte gastronômica é comandada pelo chef Carlos Gaytán, primeiro mexicano a obter uma estrela Michelin.

O resort conta ainda com um modelo de hospedagem – chamado All-Fun Inclusive – que oferece, além de refeições inclusas, acesso gratuito aos cinco parques da propriedade e excursões para atrações turísticas locais.

(*) Crédito da foto: Hotel Xcaret México/Divulgação